O preço da paz


  

Na próxima quarta-feira, dia 25, às 20h, na Casa de Cultura Carlos Drummond de Andrade, o Projeto Mais Cinema, iniciativa da Fundação Cultural, apresenta O preço da paz, do cineasta Paulo Morelli. O filme que tem o Paraná como cenário aborda a controversa Revolução Federalista em que heróis são confundidos com vilões e vice-versa.

Falar da Revolução Federalista é como falar do Paraná, do Sul do Brasil, um importante episódio da história mantido por muito tempo no obscurantismo. Assim, é justo dizer que o filme “O preço da paz” tem um caráter tão revisionista quanto humanista, pois explora principalmente as características pessoais dos idealistas que se alinhavam a Maragatos e Pica-paus. Na obra, Morelli recria com destreza a contradição existencial do homem, mostrando que um vilão pode se tornar herói e vice-versa, dependendo do contexto.

O Projeto Mais Cinema é gratuito e oferece pipoca e refrigerante para o público. Ao final de cada exibição, o jornalista David Arioch faz uma análise do filme e inicia o debate. O projeto tem apoio da Abdallah Produções, Refrigerantes Garoto, Juan Carlos Saavedra (Comunicação e Webdesign) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto