Quero Ser John Malkovich


  

Na próxima quarta-feira, dia 21, às 20h, na Casa de Cultura Carlos Drummond de Andrade, o Projeto Mais Cinema, iniciativa da Fundação Cultural, apresenta Quero Ser John Malkovich do cineasta estadunidense Spike Jonze. O filme trata da busca do ser humano por uma identidade que o faça sentir-se especial, nem que seja por alguns minutos.

“Quero ser John Malkovich” é o filme de estreia do cineasta Spike Jonze que teve o mérito de contar com um ótimo roteiro escrito por Charlie Kaufman, também conhecido por roteirizar filmes que estão muito além do padrão hollywoodiano, como “Adaptação”, “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” e “Confissões de uma Mente Perigosa”.

O argumento do filme de Jonze trata da complexidade da natureza humana, o que justifica porque “Quero Ser John Malkovich” é pautado na subjetividade da existência. No filme, Craig Schwartz (John Cusack em sua melhor interpretação) é um titereiro que descobre acidentalmente como entrar na mente de John Malkovich ao longo de 15 minutos; a descoberta torna-se um refúgio para dar vazão ao sentimento de inferioridade do protagonista.

Logo Craig decide partilhar a oportunidade com outras pessoas. Sob influência de uma colega de trabalho, decide cobrar U$ 200 para proporcionar a mesma experiência aos outros. A chance de ser o famoso Malkovich por alguns instantes torna-se uma catarse para muitos, pessoas que se apegam a tal realidade virtual como uma ilusória auto-afirmação, e mais, a confirmação da crescente falta de identidade do ser humano.

Nem mesmo o homenageado que na estória é um personagem caricato, abre mão da oportunidade de entrar dentro da sua própria mente. “Quero ser John Malkovich” é um filme que recria diversas realidades pessoais que se homogeneízam não partindo apenas do que cada um se condiciona a ver, mas também da necessidade que cada personagem tem de existir para além de si mesmo.

O Projeto Mais Cinema é gratuito e oferece pipoca e refrigerante para o público. Ao final de cada exibição, o jornalista David Arioch faz uma análise do filme e inicia o debate. O projeto tem apoio da Abdallah Produções, Refrigerantes Garoto e Juan Carlos Saavedra (Comunicação e Webdesign).

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto