Yamakawa sanciona lei para instalação de academias da terceira idade



Em breve, Paranavaí irá contar com a primeira unidade da ATI (Academia da Terceira Idade).

O projeto vai beneficiar milhares de moradores que poderão fazer exercícios físicos nos aparelhos. A primeira unidade será instalada em frente ao Ginásio Lacerda Braga numa parceria entre o município e o Prever. A previsão é que as academias sejam instaladas próximas a todas as unidades de saúde.

Nesta quarta (3), o prefeito Mauricio Yamakawa sancionou a lei 2.989/2007 - de autoria dos vereadores Nivaldo Mazzin, Osmar Wessler e Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff) - com a presença de integrantes da Apamai (Associação Maior Idade)/Vida Ativa. Hoje, aproximadamente 1000 pessoas participam do projeto, que foi levado para todos os bairros, facilitando assim, a prática de atividade física na terceira idade.

O prefeito Mauricio Yamakawa fez um breve histórico sobre o Projeto Vida Ativa e destacou a importância das ATIs para ampliar o número de pessoas que participam das atividades do Vida Ativa. Yamakawa destacou que para cada unidade instalada, será necessário haver “padrinhos” para cuidar dos aparelhos e evitar a ação de vândalos.

O vereador Nivaldo Mazzin “destacou que toda a população será beneficiada e parabenizou o prefeito pelo interesse em trazer a Paranavaí as ATIs, que hoje já são sucesso em Maringá, levando milhares de pessoas a praticarem exercícios físicos nos aparelhos.

A coordenadora do Vida Ativa, Simone Garcia, comentou sobre os benefícios da atividade física para a melhor idade. “Antes, muitos idosos ficavam em casa tristes, tinham depressão. Hoje estão bastante ativos”, disse. Antônio Lourenço, presidente da Apamai comemorou a importância da ATI. “Para nós vai ser muito bom. Vamos praticar exercícios nos aparelhos também”, afirmou.

Durante o encontro com o prefeito, o grupo da Amapai também apresentou o troféu conquistado nos Jogos da Integração realizado na semana passada em Guarapuava. Paranavaí obteve a terceira colocação geral, ficando atrás penas de Cornélio Procópio (1º) e Araucária (2º). Dez cidades participaram do evento e disputaram modalidades individuais e coletivas adaptadas para a terceira idade como: peteca, dominó, damas, atletismo, vôlei, basquete, handebol e canastra.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto