
Depois do sucesso dos Jogos da Juventude, quando mais de sete mil pessoas estiveram na cidade em setembro do ano passado, Paranavaí se prepara para ser a sede dos Jogos Universitários do Paraná.
O evento esportivo está programado para o período de 9 a 15 de maio, com o congresso técnico acontecendo no dia 5. Na semana passada aconteceu o seminário do evento em Foz do Iguaçu, quando detalhes organizacionais foram tratados.
Para repetir o sucesso e fazer bonito nos Jogos Universitários, Paranavaí vai aproveitar a experiência acumulada com os Jogos da Juventude. Desta vez, atletas regularmente matriculados em universidades vão disputar oito modalidades individuais e coletivas. As praças de esportes passarão por vistorias, mas deverão ser aprovadas sem grandes modificações, explica Rafael Octaviano de Souza, diretor técnico da Fundação de Esportes – Fespar.
Ele lembra que no final do ano passado todas as praças passaram por revitalizações e foram liberadas em vistoria técnica da Paraná Esportes. Ainda assim, admite que um evento desta importância deixa um legado, pois, além de desenvolver os recursos materiais, ele deixa na cidade a vontade nos jovens de praticar esportes. Sem falar que um evento esportivo movimenta o comércio, especialmente os setores de alimentação e serviços.
Para viabilizar a vinda dos Jogos a Prefeitura do município, através da Fespar, conta com a parceria da Fafipa – Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí. A Fafipa é a entidade habilitada para pleitear os Jogos Universitários. A Paraná Esportes e a Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU - são as entidades promotoras. A Paraná Esportes custeia alimentação, arbitragem e material esportivo.
As modalidades em disputa são: Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Judô, Atletismo, Natação e Xadrez. Octaviano de Souza informa que os Jogos terão atletas da elite do esporte paranaense, o que garante a obtenção de marcas expressivas. Muitos atletas de ponta estão nas universidades, detalha o diretor.
O convite para que Paranavaí seja sede de mais esse evento reforça a importância do município para o Paraná. A avaliação é do prefeito Mauricio Yamakawa, que recolocou o nome da cidade no cenário estadual ao organizar os Jogos da Juventude no ano passado. Ele admite tratar-se de grandes desafios, que requerem esforço da administração. No entanto, o ganho para a comunidade vai além da auto-estima, com resultados concretos para a economia local. Os Jogos da Juventude elevaram o nome de Paranavaí, o que mais uma vez vai acontecer com os Jogos Universitários.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí