
Administrar fluxo de caixa por meio de ferramentas que permitam a verificação dos resultados da empresa é o principal objetivo da oficina; iniciativa é do Sebrae/PR e acontece no dia 26 de setembro.
“As finanças são como ‘sangue’ para uma empresa, precisa circular bem para garantir o desempenho, a saúde e a própria vida do negócio.” A afirmação é do consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, que aponta o controle financeiro como um dos itens fundamentais para entender o funcionamento e os resultados de um empreendimento, seja qual for o segmento de atuação.
Diante da relevância do tema, o Sebrae/PR oferece aos empresários de micro e pequenas empresas de Paranavaí e Região a oficina “Como administrar o fluxo de caixa”. O treinamento acontece no dia 26 de setembro, das 19 às 23 horas, nas dependências da entidade, que fica na Rua Souza Naves, 3.404. O objetivo é orientar os participantes sobre a importância de utilizar ferramentas que permitam melhorar o controle da movimentação financeira no dia a dia da empresa.
Wendell Gussoni observa que um dos desafios enfrentados por empresários de micro e pequenas empresas é, justamente, a organização do negócio. “Normalmente, o proprietário de pequena empresa acumula diversas funções, como compra, venda, contratação, cobrança, entre outras atividades. Dessa maneira, torna-se mais difícil fazer a gestão financeira da empresa, pois o tempo para se dedicar a essa tarefa tão importante acaba ficando mais curto”, explica.
O consultor do Sebrae/PR ressalta ainda que, ao realizar um controle financeiro ineficiente, o empresário passa a conviver com vários riscos não calculados. “Se o fluxo de caixa não estiver na ponta do lápis, o empresário pode cair no desconhecimento de prejuízos e dívidas, assim como também não conhecer seus lucros e, com isso, não aproveitar as possibilidades de crescimento que a empresa pode ter”, alerta Wendell Gussoni.
Magda Siqueira do Amaral Bocicheti é a instrutora da oficina. Formada em Administração e em Contabilidade, ela é especialista em gestão contábil e financeira, e é sócia da empresa Consulmax Consultores Associados. Magda Bocicheti também atua como consultora credenciada do Sebrae/PR, presta treinamentos e é professora universitária nas áreas de finanças, comércio exterior, gestão empresarial e formação de franquias.
De acordo com a especialista, o fluxo de caixa é um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. “A tarefa consiste em produzir um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês, entre outros”, ensina Magda Bocicheti.
Durante a oficina, ela demonstrará como efetuar um bom fluxo de caixa, quais decisões a serem tomadas a partir da avaliação financeira e, ainda, qual o impacto das ações sobre o dia a dia da empresa. “Uma das principais dificuldades dos empresários, nesse processo, é manter o controle dos dados necessários, entendendo que todas as decisões são refletidas no fluxo de caixa. Seguir uma política adequada facilita o trabalho”, salienta.
Ao realizar uma gestão financeira eficiente, Magda Bocicheti destaca que o empresário evita o descontrole financeiro e o comprometimento do capital de giro. Além disso, o empresário pode verificar se os recursos são suficientes para tocar o negócio por determinado período, planeja melhores prazos de pagamentos e recebimentos, observa o melhor momento para a reposição de estoque e para a realização de promoções, entre outros.
Empresários interessados em realizar a oficina “Como administrar o fluxo de caixa” devem efetivar inscrição no Sebrae/PR em Paranavaí. O investimento é de R$ 30 e há limite de vagas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (44) 3423-2865.
Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae