Congresso da Mandioca vai incrementar economia de Paranavaí


  

O XII Congresso Brasileiro de Mandioca será aberto nesta terá-feira, dia 23, às 19h e 30min, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa.

E, a partir das 9h desta quarta-feira, terão início as atividades científicas e a exposição que acontece em paralelo, na praça em frente ao Teatro, com stands de diversas entidades de pesquisa, político setoriais, e empresas privadas.

O evento, que prossegue até sexta-feira, dia 26, é promovido pela Prefeitura Municipal de Paranavaí, em conjunto com a SBM (Sociedade Brasileira de Mandioca), Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), e Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca), com apoio da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca).

O Congresso contará com vasta programação científica durante os três dias de trabalho. Integram o programa palestras, mesas redondas, sessões de pôsteres, apresentações orais, mini-cursos, excursões técnicas a lavouras e a indústrias de processamento. Serão realizadas, também, reuniões de associados da ABAM e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, além da assembléia geral da SBM.

Numa criteriosa seleção, entre os 159 trabalhos recebidos, de diversos pontos do País, e do exterior, a Comissão Científica selecionou temas voltados à sócio-economia, práticas culturais, melhoramento genético, entomologia (estudo de insetos), fitotecnia (estudo e manejo das plantas), fitopatologia (doenças das plantas), tecnologia de alimentos, bioenergia, entre outros. Serão realizadas 24 apresentações em sessões orais, sendo o restante mostrado na forma de pôsters.

A exposição que acontece paralela aos encontros científicos mostrará as mais recentes inovações do setor. Contam com um stand coletivo no evento a ABAM e o Simp (Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná), que vão expor derivados da mandioca como amido, amidos modificados de mandioca, polvilho doce e azedo, glicose, sagu, tapioca, farinha, entre outros. Participarão, também, do stand o APL da Mandioca (Arranjo Produtivo Local) e o Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca).

Em outros stands distribuídos na praça estarão a Unidade de Mandioca e Fruticultura da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), de Cruz das Almas/Bahia, que vai expor livros voltados ao setor e apresentar beijus coloridos e enriquecidos feitos de mandioca, desenvolvidos pela Unidade, que está trazendo 14 pesquisadores para participar do evento; o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e, cerca de 10 empresas do setor privado, que vão expor seus produtos e serviços aos visitantes.

Ao final, o que se espera, é que o Congresso tenha servido de indicador de estratégias para o futuro da cadeia produtiva da mandioca, atingindo seu objetivo maior, que é de promover o desenvolvimento da cultura mandioqueira e do agronegócio brasileiro, além de propiciar a troca de informações entre os congressistas / participantes e expositores.

Devem participar do evento produtores rurais, empresários / industriais, entes públicos, pesquisadores, técnicos, agentes de comercialização, formuladores de políticas para o agronegócio, comunidade acadêmica, entre outros. Paranavaí deverá receber cerca de mil pessoas durante o evento.

A organização do Congresso, que está sob responsabilidade da empresa CR Eventos, de Maringá. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.congressodamandioca.com.br

Fonte: ABAM / Contato (imprensa@abam.com.br)






Design by Gustavo Picoloto