Grande número de participantes revela interesse dos jovens para o debate durante Conferência da Juventude


  

A Casa da Cultura ficou superlotada nesta quarta (5) para a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.

Neste evento inédito o lema adotado foi Levante Sua Bandeira e contou com a participação de jovens ligados a entidades, estudantes e a comunidade em geral. Apenas em Paranavaí são cerca de 20 mil jovens, com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil são aproximadamente 50 milhões de pessoas.

Diante desse número, foi apresentado aos jovens o desafio de formular as propostas para nortear as políticas públicas. As idéias debatidas ontem serão levadas para a Conferência Estadual, de 21’ a 23 deste mês em Faxinal do Céu. As propostas aprovadas lá vão para a Conferência Nacional, dias 27 e 28 de abril, em Brasília.

Secretária de Desenvolvimento Social, Amélia Kamakawa falou do pioneirismo de Paranavaí ao promover a conferência. Conforme destaca, a conferência é o movimento oportuno para que a sociedade faça valer as suas idéias. No caso específico, um espaço privilegiado para que os jovens falem das suas necessidades e anseios.

O vereador César Alexandre dos Santos falou em nome da Câmara Municipal. Ele lembrou que nem todos os municípios vão conseguir fazer as suas conferências. Por isso, parabenizou o prefeito Maurício Yamakawa, que determinou a realização do evento na cidade. Ele opinou que o debate proporciona a pratica da democracia direta, o que nem sempre fica plenamente contemplada nas câmaras, chamada democracia representativa. O vereador informou que o deputado federal André Vargas, de Londrina e relator do Pró-Jovem na Câmara dos Deputados, programou participar do evento em Paranavaí. No entanto, teve problemas de saúde e está licenciado da atividade parlamentar.

Líria Balestieri, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, falou das conquistas dos jovens nas últimas décadas. Lembrou que no passado ao havia a série de oportunidades que hoje se apresenta para a juventude. Sugeriu que a juventude não tenha medo de participar e opinar, fazendo valer a sua vontade na composição das políticas públicas.

Um exemplo de participação. Assim o prefeito Maurício Yamakawa elogiou os jovens paranavaeinses, ao se deparar com um auditório superlotado. Ele fez um resgate sobre o cenário econômico e social do município nas últimas décadas, muito comprometido com a decadência da cafeicultura e ascensão da pecuária extensiva. Esta situação atraiu muita gente para as cidades, muitas vezes sem qualificação.

Hoje o cenário se apresenta diferente, com o município expandindo a diversificação de culturas. Para se ter uma idéia, há três anos Paranavaí tinha 8 mil hectares de lavouras. Hoje são 24 mil hectares, o que movimenta a agroindústria e outros setores da economia municipal. O resultado é que melhora o índice de emprego. O prefeito informou que na última terça-feira havia 320 vagas a serem preenchidas na agência do trabalhador. Londrina, uma cidade com 600 mil habitantes, ofertava também anteontem apenas 60 vagas. “Esta é a prova de que estamos no caminho certo”, reiterou, lembrando o sucesso de programas como o Bolsa de Arrendamento e outros incentivos concedidos pelo município.

Para fazer frente aos desafios do mercado os jovens devem estar preparados. Por isso, Yamakawa apontou avanços como a expansão do ensino superior e a vinda do Instituto Federal de Tecnologia (IFET), já garantido para este ano. Também o município investe no ensino técnico, apoiando iniciativas como as do Senai, que prepara centenas de jovens para o novo e promissor mercado de trabalho. “Abracem essa oportunidade. A conferência é o momento do jovem fazer a diferença”, resumiu. Antes dos debates em grupo foi realizada a palestra com o chefe do Escritório regional da Secretaria de Estado da Criança e Juventude, Ricardo Peres.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto