Espetáculo “Escambo”: da Espanha para Paranavaí



No próximo dia 27 de abril (sábado), Paranavaí recebe “Escambo”, um espetáculo de dança contemporânea que se inspira na obra do artista plástico, brasileiro, Hélio Oiticica. Os artistas brasileiros Mari Paula e Wody Santana, viajam da Espanha para uma temporada de apresentações em apenas quatro cidades paranaenses, entre elas Paranavaí. Serão dias apresentações gratuitas, às 17h e às 17h30, na Praça dos Pioneiros.

“Escambo” é um trabalho criado para espaços abertos que, através de uma coreografia de dança contemporânea, experimenta o universo do artista plástico tropicalista Hélio Oiticica. O trabalho ocupa a rua com o desejo de libertar a cor no espaço. Ao propor a “incorporação do corpo na obra e da obra no corpo”, indaga os fixos códigos da produção em dança contemporânea no Brasil e no mundo.

O espetáculo vem para discutir a relação do corpo com a cidade, para construir e desconstruir imagens e para dançar a cor no seu sentido mais primário, sempre em busca da experiência e nunca da estética como um fim.

O projeto, idealizado pela artista e gestora cultural, Mari Paula, foi recém aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) do Governo do Estado do Paraná e também pela Fundación Santander Creativa, (TAN CERCA) do Governo de Cantabria, Espanha. Através do apoio destes dois programas, “Escambo” viajou pelas cidades de Bilbao, Santander, Gijón e agora terá temporada pelo interior do Estado do Paraná.

Além do espetáculo, o projeto propõe uma oferta formativa, onde a cidade recebe uma oficina de dança ministrada pelos artistas, que abordam a relação entre “O corpo e a urbe”. A oficina acontece também no dia 27 de abril, às 15h, no SESC. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente na Fundação Cultural, ou através dos telefones 3902-1128 e 99124-1226. São apenas 30 vagas.

SERVIÇO:
Oficina de dança contemporânea “O corpo e a urbe”
27 de abril às 15h
Local: SESC - Paranavaí | Rua Edson Martins, 1760
Inscrições: pessoalmente na Fundação Cultural ou (44) 3902-1128 / 99124-1226

Espetáculo “Escambo”
27 de abril às 17h e 17h30
Local: Praça dos Pioneiros

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto