Participação da comunidade foi expressiva em Paranavaí


  

“A orientação é que todos passem a fazer exercícios regularmente, para diminuir os riscos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.” Para o professor de educação física da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) Sérgio Prati, os cuidados com a saúde são fundamentais e o Dia do Desafio é uma excelente oportunidade para orientar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis.

Em todos os setores da Prefeitura, os servidores realizaram exercícios físicos e contribuíram com a participação do município no Dia do Desafio. Este ano, a competição foi com San Francisco Elalto, da Guatemala. A idéia do Dia do Desafio é fazer com que duas cidades de países diferentes, mas com características semelhantes, se enfrentem para saber qual delas consegue registrar maior índice de participação da comunidade nas atividades físicas.

Além dos setores ligados à administração municipal, outros locais estiveram envolvidos nas atividades do Dia do Desafio. No comércio, no Tiro de Guerra, nas associações conveniadas ao município. Em Paranavaí, a adesão da comunidade foi muito boa e o encerramento das atividades está previsto para às 21h desta quarta-feira em frente à Prefeitura,. A organização do Dia do Desafio foi feita a partir de uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc e contou com o apoio da Fafipa e da BrasilTelecom.

Prefeitura

Funcionários de diversos setores da Prefeitura participaram de alongamento e da ginástica maluca. Cerca de 50 pessoas estiveram em frente ao Paço Municipal para a atividade, que reuniu servidores que trabalham no prédio da Prefeitura e de estruturas próximas.

Meio Ambiente

Duas Caminhadas Ecológicas marcaram a participação da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Paranavaí no Dia do Desafio, uma de manhã e outra no período da tarde. Alguns minutos de alongamento antes do passeio pelo Bosque Municipal e mais meia hora de caminhada. Perto de 25 pessoas participaram das duas edições do passeio e conheceram o local. “Foi uma caminhada muito legal. Além de praticarmos uma atividade física, estivemos em contato direto com a natureza”, comentou a diretora de Meio Ambiente, Luzia Noguti Stelato. Servidores da Sema e a comunidade estiveram envolvidos nas caminhadas.

Saúde

Os postos de saúde também realizaram atividades. Em algumas unidades a comunidade participou de forma representativa. No Jardim Ipê, 50 pessoas participaram da ginástica, e no Caic outras 50 realizaram uma caminhada. O NIS Central reuniu pouco mais de 50 pessoas para fazerem alongamento. Em outras unidades de saúde também houve atividades: Jardim Morumbi (20 participantes), Zona Leste (15 participantes), Sumaré (30 participantes), Graciosa (30 participantes).

Educação

Em diferentes horários, as escolas municipais e os centros de educação infantil realizaram diversas atividades físicas. Ao todo, cerca de 8 mil alunos participaram dos exercícios e ajudaram a cidade a atingir bom índice na competição do Dia do Desafio.

Fespar

No começo da noite dezenas de pessoas estiveram na escadaria do estádio Waldomiro Wagner. Organizada pela Fundação de Esportes de Paranavaí (Fespar), a ginástica maluca contou com o apoio dos acadêmicos de educação física da Fafipa e reuniu integrantes de todas as associações conveniadas ao município. Alongamento e exercícios leves também envolveram a comunidade.

Ciclismo

Atletas da Associação Amigos do Triathlon e da equipe de ciclismo realizaram um passeio ciclístico de aproximadamente 20 minutos. Teve início às 19h e contou com a participação de quase 20 ciclistas e triatletas. A comunidade também colaborou.

Atletismo

Desde 0h00 até 12h a Praça dos Pioneiros foi palco de uma maratona de atletismo. Vanderlei Cordeiro de Lima correu da meia-noite até 7h e Rosilene Furtado da Silva iniciou a corrida às 6h e só parou às 12h. As atividades da Associação de Atletismo de Paranavaí também foram registradas como participação no Dia do Desafio. Das 14h30 às 16h, aproximadamente 60 alunos da Escolinha de Atletismo realizaram atividades e ligaram para confirmar a participação. Depois foi a vez do treinamento dos atletas, das 16h às 18h, que contou com a presença de mais de 40 atletas.

Tiro de Guerra

Oito quilômetros. A marcha do Tiro de Guerra reuniu 95 atiradores e dois sargentos, contando, ainda, com a participação de três representantes da administração municipal. Foram cem pessoas caminhando por duas horas seguidas durante a madrugada de quarta-feira. De acordo com o chefe de instrução do Tiro de Guerra, sargento Rudimar Reis, a idéia foi unir a prática de exercícios de todos os dias com a proposta do Dia do Desafio, para ajudar Paranavaí a registrar o maior número de participações possível.

Comércio

Aproximadamente 300 empresas de Paranavaí fizeram agendamento com acadêmicos do curso de educação física da Fafipa. Durante todo o dia os alunos visitaram estabelecimentos comerciais para incentivar os funcionários a praticarem exercícios físicos. Foram realizados alongamentos e exercícios leves. Os acadêmicos também levaram orientações sobre a necessidade da prática regular de atividades físicas e os benefícios para a saúde.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto