Exposição sobre colonização japonesa começa na próxima sexta-feira

Rhema Educacao


O projeto Memória e História do Museu Histórico de Paranavaí, desenvolvido pela Fundação Cultural, com parceria da Fafipa (Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras), abre no próximo dia 16, sexta-feira, às 19h na Casa da Cultura, a exposição “A presença pioneira dos Japoneses em Paranavaí”. A entrada é gratuita.

Objetos, fotos e documentos contam um pouco sobre a presença pioneira dos japoneses em Paranavaí, apresentando a cultura, a memória e a história da colonização do município. O evento faz parte das festividades no ano do intercâmbio JAPÃO-BRASIL em Paranavaí – 2008. Assim como em todo o Brasil, Paranavaí está comemorando os cem anos da imigração japonesa.

Esta atividade contou com a valiosa colaboração de representantes da comunidade japonesa de Paranavaí como: Kiojo Furukita, Novor Tada, Hiromi Suga, Fumio Watanabe, Aníbal Ajita, Teruo Nogami, João Tada, Cláudio e Alice Ido, Nelson Akyoshi, Dinha Kochi, Toda ToshiKo Sunahara, Tomie Miyadaira, Yukio Kusakariba, Rosa e Masaaki Tanouye e outros. Esses colaboradores contribuíram com depoimentos, documentos, objetos pessoais e fotos.

A temporada da exposição vai de maio a setembro deste ano e durante esse período devem ser realizadas atividades culturais e educativas, entre as quais, exibição e discussão dos filmes “Gaijin - Os caminhos da liberdade” e “Gaijin - Ama-me Como Sou” da cineasta Tizuka Yamasaki. Além disso, haverá entrega do diploma “Memória e Cidadania” aos pioneiros e a cidadãos da comunidade japonesa que contribuíram para o Museu e o Projeto Memória e História de Paranavaí.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto