Noroeste Agro vai apresentar inovação e tecnologia durante a ExpoParanavaí

Rhema Educacao


O Noroeste Agro, uma iniciativa da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, que estreou na edição passada, vem maior e melhor na 48ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí 2019), mas com o mesmo objetivo: promover o melhoramento genético da pecuária regional de corte e de leite, apresentando as inovações do setor e novas tecnologias.

Veja também: Programação da ExpoParanavaí 2019

A informação é do diretor de Bovinocultura de Leite e Melhoramento Genético, Flávio Aguiar Penteado, um dos organizadores do pavilhão, que vai reunir empresas do agronegócio e pecuaristas. Segundo ele, no espaço, que ficará bem em frente aos pavilhões de gado, no final da via principal do Parque de Exposições Costa e Silva, estarão reunidas empresas frigoríficas, que comercializam equipamentos, insumos e sêmen de animais selecionados, e para avicultura e ovinocultura. Além disso haverá palestras técnicas e um Dia de Campo, com informações sobre manejo, custos de produção etc.

Penteado diz que além de atrativos para os produtores rurais, haverá também atrações para as crianças. Uma delas será o “bezerródromo”, onde as crianças poderão dar leite na mamadeira para os bezerros. Para a petizada ainda terá o pavilhão de pequenos animais, onde estarão expostos minivacas e pôneis.

Pecuária Leiteira – Os produtores de leite terão à sua disposição várias atrações, como o torneio leiteiro e o julgamento das raças Jersey, Holandesa, Jersolanda e outras raças resultante de cruzamentos.

Também no espaço acontecerá o Shopping de Touros, que está sendo organizado pelo diretor de Bovinocultura de Corte e Melhoramento Genético, Reinaldo Reis Cerqueira. “É uma Expo Genética de touros e vacas”, diz Penteado. “Touros ainda novos de criatórios renomados, como a Fazenda Santa Nice, Marcel Thuronyi, Maurício Garcia Cid, Tabapuã Sartor e Reno Paulo Kunz, entre outros, estarão sendo comercializados no Shopping”, informa Cerqueira.

Os negócio serão feitos diretamente entre vendedor e comprador. Um bar funcionará no local, onde os produtores poderão se sentar e fazer as negociações. “É um ambiente tranquilo, familiar, onde serão realizados os negócios. Aliás, esta é a principal razão das exposições agropecuárias, fazer o intercâmbio entre os pecuaristas para promover a melhoria genética do nosso rebanho”, diz o diretor de Bovinocultura de Corte.

Cerca de 150 vacas de leite e 100 machos (das raças Nelore, Angus, Senepol, Tabapuã, Bangus, Brafoord e Brahmann) estarão participando do Negócio Agro. Também entre 150 e 200 ovelhas estarão no pavilhão, das quais serão escolhidas por julgamentos os melhores exemplares. “Vamos promover a diversificação na nossa região, vamos fortalecer o agronegócio, vamos mostrar as inovações e as novas tecnologias que estão chegando ao campo”, finaliza Flávio Penteado.

O Noroeste Agro vai funcionar também pela manhã e à tarde durante toda a ExpoParanavaí, de 8 a 17 de março.

Fonte: Assessoria Expo Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto