Palestras técnicas e cursos farão parte do cronograma de programações da ExpoParanavaí 2013

Rhema Educacao


O ciclo de palestras e cursos será de 02 a 09 de março e é direcionado a produtores rurais e criadores de animais.

Durante a 42ª ExpoParanavaí, que acontece de 1º a 10 de março, os visitantes poderão acompanhar diversas palestras técnicas e cursos sobre as novidades do mercado em termos de inovações tecnológicas e aprimoramento de produtos utilizados em diversas áreas do setor agropecuário.

O evento acontece entre os dias 02 e 09 de março, no Centro de Treinamento, no Recinto de Leilão Felício Jorge (Leilão Elite) e na Galeria de Citricultura, no Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva, e contará com a presença de profissionais renomados.

Dois cursos serão realizados pelo Sindicato Rural de Paranavaí em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), ambos gratuitos. O público alvo são os produtores, os trabalhadores rurais e seus familiares. Para participar a pessoa deve ter no mínimo 18 anos e ser alfabetizada.

O primeiro curso será sobre ‘Manejo e Ordenha’ e acontece no dias 02 e de 04 a 07 de março, das 8h às 17h. Durante as 45 horas de aula, o aluno irá aprender sobre operação de ordenha, vacinação de rebanho, alimentação e mochação de gado. Os conteúdos programáticos serão ministrados pelo médico veterinário Dr. Luiz Carlos Grossi.

O segundo curso ofertado será sobre ‘Casqueamento de bovinos de leite’, nos dias 08 e 09 de março, das 8h às 17h. As aulas também serão ministradas pelo médico veterinário Dr. Luiz Carlos Grossi. Entre os temas que serão abordados estão o casqueamento, a cura de doenças como ‘gabarra e broca’ e medicação.

Para ambos os cursos estão sendo oferecidas 15 vagas e haverá certificado. As inscrições devem ser feitas com antecedência no próprio Sindicato, na rua Marechal Cândido Rondon, 1545, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3423-4848/9965-4848, com Dênis.

A empresa “Gonçalves e Tortola S/A (GTFoods Group)’ - Frangos Canção de Maringá - também estará presente na Feira, no dia 06 de março, ministrando uma palestra no recinto Felício Jorge, das 18h às 22h.

9ª Galeria de Citricultura – Será realizada durante cinco dias, de 04 a 08 de março, e as palestras sobre tecnologia e economia citricola serão no dia 07. A abertura do evento está prevista para as 8h20, com o Presidente da Cm3 Cooperativa, Paulo Pratinha.

Durante o dia serão desenvolvidas 15 palestras com engenheiros agrônomos, consultores e pesquisadores. Entre os temas abordados estão os seguintes:

- Nutrição com enfoque em qualidade de fruta, às 8h25, com o consultor Marco Valério Ribeiro, do Grupo Técnico de Assistência e Consultoria em Citrus (GTACC).

- Manejo de resistência em citrus, às 9h, com o Engenheiro Agrônomo Luiz Gonzaga Fenólio;

- Irrigação e fertirrigação na citricultura, às 10h, com o Engenheiro Agrônomo Leandro Gonçalves, da Netafim Brasil.

-Citricultura espanhola e mercado de suco na Europa, com o Presidente da CM3 cooperativa, Paulo Pratinha.

Haverá também uma palestra direcionada aos produtores de mandioca, que irá abordar os avanços mais recentes da pesquisa relacionada a cultura de mandioca, às 11h15, com o Engenheiro Agrônomo Mário Takahashi.

Dentro da programação da Galeria será realizada ainda uma palestra sobre ‘Linhas de crédito - Agronegócios B.B.’ com o Engenheiro Agrônomo do Banco do Brasil, Carlos Augusto Bortoletto, que irá explicar como funcionam os financiamentos subsidiados e suas vantagens.

O evento é direcionado aos produtores de citrus e profissionais da área técnica ligadas ao setor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 8801-1363, com Marcelo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ExpoParanavaí 2013






Design by Gustavo Picoloto