Prefeitura é parceira na ExpoParanavaí



A Prefeitura tem trabalhado em parceria com a diretoria da Sociedade Rural para viabilizar a 37ª ExpoParanavaí (Exposição-Feira, Agropecuária e Industrial de Paranavaí), tradicional evento do Noroeste do Paraná.

Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Infra-estrutura e Vigilância Sanitária são alguns dos setores ligados diretamente ao evento.

O Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva é um patrimônio público de Paranavaí, concedido em comodato pelo município à Sociedade Rural para gerenciamento e realização de eventos. Para proporcionar mais segurança para os visitantes da feira a Prefeitura trabalhou para substituir os fios e melhorar a iluminação do local.

A Secretaria de Agricultura, Sociedade Rural e Emater trabalharam para retomar o projeto da Vitrine Rural. Um espaço reservado para a mostra de plantações e novas tecnologias, considerado um dos pontos mais visitados da Feira. “É um espaço para os produtores trocarem informações e experiências com relação a melhoria da tecnologia ligada à agricultura e pecuária, além de projetos para reforçar a consciência ambiental”, destaca o secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa .

Barbosa ressalta o estande que a Secretaria de Agricultura terá na Feira apresentando todos os projetos do município para o setor, como o Bolsa de Arrendamento de Terras, Patrulha Mecanizada, PIA (Programa de Inseminação Artificial) e Onda Verde, que terá inclusive uma mostra do que é feito no Clube Campestre, onde existe um pólo com a produção de legumes e verduras.

Desde a última semana equipes da Infra-Estrutura estão fazendo a roçada da grama e varrição das vias do Parque Arthur da Costa e Silva. Os locais que serão usados como estacionamento também estão recebendo atenção especial. Máquinas trabalham para nivelar estas vias não-pavimentadas. Tudo para deixar o local pronto para receber o grande público que deve conferir a festa.

Além disso, os lixos e entulhos do local também estão sendo recolhidos. Uma equipe também foi deslocada para fazer o tapa-buracos da avenida que dá acesso ao parque. A previsão, de acordo com o secretário de Infra-Estrutura, Aparecido Vieira é finalizar os trabalhos até quinta-feira, véspera do início da feira. Durante o evento, o trabalho de limpeza será feito pela Transresíduos, empresa contratada pelo município para fazer a coleta de lixo na cidade.

Nos dez dias da ExpoParanavaí, a Prefeitura manterá um estande na feira. O prefeito Mauricio Yamakawa atenderá a comunidade, além de lideranças políticas, comunitárias e produtores rurais de toda a região. As secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Econômico também vão participar do evento mostrando os projetos de suas áreas.

Na área social será apresentado o Projeto Replantando a Vida, que funciona no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), da Vila Operária. Projeto voltado para adolescentes em conflito com a lei. Atualmente, 48 adolescentes estão participando do Replantando a Vida na confecção de sabonetes e velas, que serão comercializados na feira. Os recursos com a comercialização serão empregados na aquisição de materiais para o projeto e, por conseqüência, para os próprios jovens.

A Vigilância Sanitária faz uma visita mensal ao parque para verificar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt e nas semanas anteriores à Feira, ações no local são intensificadas. Durante o evento, dois agentes de saúde irão trabalhar diariamente no local verificando os locais que possam acumular água, além de orientar os visitantes e os comerciantes na luta contra a dengue.

Presidente da Sociedade Rural, Dionísio Dal-Prá ressalta a importância da parceria com a prefeitura. “É indispensável. O Parque é do município e a diretoria da Sociedade Rural administra. Um exemplo da parceria é a colaboração da prefeitura para repor os fios que haviam sido roubados do parque. “Com a nova iluminação, as famílias que visitarem o parque terão mais segurança”, afirma.

Dal-Prá comenta que esta edição da Feira terá muitas atrações e que os horários dos shows e rodeios serão cumpridos rigorosamente. “É uma festa tradicional na nossa região. Todos os anos um grande público comparece. Estamos preparando uma feira com atrações para todos os públicos.”

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto