Vitrine Rural é uma das principais atrações da Expo Paranavaí 2008



Aberta oficialmente no sábado (08/03), com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e de 600 agricultores familiares, a Vitrine Rural é uma das atrações que os visitantes da Expo Paranavaí 2008 terão oportunidade de ver até o próximo domingo (16/03). São 34 unidades didáticas expositivas, montadas em três hectares nos fundos do Parque de Exposições.

Concebida em sua 7a edição pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que é vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e por parceiros oficiais e empresas privadas, “a Vitrine Rural é uma verdadeira escola a céu aberto, tanto para a população rural que pode ver na prática as oportunidades de renda e emprego no campo, como para a população urbana, como opção de lazer e cultura”, garante o zootecnista Edson Fortunato Siquerolo, gerente regional de Umuarama.

A finalidade da Vitrine Rural é apresentar tecnologias, serviços e produtos do Emater, destinados aos produtores rurais dos 29 municípios que integram a região de Paranavaí. Mostra as principais cadeias produtivas regionais, que são a produção de carne, leite, mandioca e café, nos padrões de qualidade e sanidade exigidos pelo mercado, produzidos respeitando o meio ambiente e com sustentabilidade social e econômica.

O trabalho dos 54 funcionários do Emater, somado à participação de técnicos das organizações parceiras e alunos estagiários dos cursos de educação física, meio ambiente, farmácia e bioquímica, oferece à população um dos passeios mais agradáveis durante a Expo Paranavaí, garante o coordenador geral da Vitrine Rural o engenheiro agrônomo Antônio Souza dos Santos.

Até o dia 16, mais de 8,1 mil agricultores familiares, a rede escolar de Paranavaí e municípios circunvizinhos e em torno de 30% do público geral da exposição, promovida pela Sociedade Rural de Paranavaí, deverão visitar a Vitrine Rural.

Atrações - Para quem busca cultura e lazer, as atrações são muitas. Estão disponíveis, desde a criação de peixes, passando pelo bosque de árvores nativas, o multi-aproveitamento da madeira cultivada, as dezenas de plantas medicinais e aromáticas, a agroecologia, os cuidados e as providências ao enfrentar ataque de insetos peçonhentos, a origem e extração da borracha cultivada junto ao café, irrigação de verduras, legumes e pastagens.

Entre as novidades, destacam-se a preocupação com a qualidade de vida da família rural, exposta ao sol e às rotinas repetitivas do cotidiano do campo, o teatro Copel, que mostra como não incorrer nos perigos das redes elétricas, o aquecedor solar, que utiliza materiais recicláveis e de baixo custo e viável no uso das residências. Isso e muito mais pode ser visto na Vitrine Rural da Expo Paranavaí 2008, aberta diariamente das 9 às 18 horas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto