18 anos de Festival Zé Maria


  

Neste sábado, 1º de outubro, será realizado o 18º Festival Zé Maria de Declamação, uma iniciativa da Fundação Cultural de Paranavaí, na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. O objetivo do evento que, este ano chega a maioridade, é revelar novos talentos da arte de declamar, além de valorizar os artistas da região. Este ano, os participantes irão de declamar poemas de autores paranavaienses, como: Sérgio Rubens Sossélla, Dinair Leite, Altair Cirilo, Cleuza Cyrino Penha, Altino Afonso Costa, Emir Mância e Paulo Campos.

Os 12 classificados declamarão no Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) nos dias 18 e 19 de novembro, quando receberão o troféu Barriguda e uma ajuda de custo de R$ 300.

Criado em 1994, o Festival Zé Maria é uma homenagem ao artista cearense José Maria Cavalcanti que se mudou para o Paraná no início dos anos 1960. Zé Maria participou do Femup por duas décadas e na categoria declamação sempre se destacou, chegando a colecionar barrigudas, troféu-símbolo do festival. Cavalcanti deixou Paranavaí há 17 anos, quando se mudou para Londrina, mas antes teve a chance de conhecer o festival que o homenageou.

A entrada será gratuita.

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto