Festival reunirá 12 corais profissionais a partir de amanhã em Paranavaí


  

Amanhã e sábado (dias 10 e 11), será realizado, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, o 6º Festival de Corais de Paranavaí que reúne 12 corais profissionais do Paraná, incluindo desde grupos formados há pouco tempo até coros mais tradicionais. A entrada é gratuita, mas a Fundação Cultural, idealizadora do festival, pede a doação de um quilo de alimento não-perecível. O show começa a partir das 20 horas.

Festival reunirá 12 corais profissionais a partir de amanhã em Paranavaí
Festival reunirá 12 corais profissionais a partir de amanhã em Paranavaí

São seis corais por dia. “Bocaloca, Jovens de Ontem, Monarcas da Paz BSGI, Sercomtel, Cesumar, Grupo Choros, Cobra Coral, Sol Maior, Arapongas, Viva Voz, Vivere e Unipar totalizam os grupos que participam do festival deste ano”, explica o coordenador do evento Anice Assis Filho que também é maestro do Coral Viva Voz.

Para o encerramento da primeira noite, haverá um show do grupo Chorus, de Londrina. Aproximadamente 800 pessoas ligadas ao canto coral estarão no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. “Teremos desde corais com muita experiência até grupos mais jovens, com um ano ou pouco mais do que isso”, declara Assis Filho.

Os corais deste ano, a exemplo de edições anteriores, se destacam pelas diferenças na formação. Por exemplo, enquanto o coral “Jovens de Ontem”, de Maringá, é composto por 45 senhores da terceira idade, o grupo “Bocaloca”, da mesma cidade, reúne dezenas de jovens de 10 a 18 anos. Já o Coral Viva Voz, de Paranavaí, é formado por 17 integrantes com faixa etária que oscila entre 15 e 70 anos, segundo a maestrina Viviane Rossatto.

No repertório do Festival de Corais, constam canções como “Tico-tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu; o baião “mulher rendeira”, de Zé do Norte; “Noites Brasileiras”, de Luiz Gonzaga; “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa e Oswaldo Moles; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; e “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes. “No geral, teremos músicas folclóricas e também do gênero MPB”, sintetiza Assis Filho.

Ao contrário dos festivais anteriores, quando o ingresso custava R$ 5, este ano a 6ª edição é gratuita, graças ao empenho e incentivo da Fundação Cultural e Prefeitura de Paranavaí. O maestro Assis pede apenas que o público leve um quilo de alimento não-perecível.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto