Oito grupos se apresentam no 10º Festival de Corais no sábado


  

No sábado, às 20h, oito corais de Paranavaí, Maringá e Santa Fé vão se apresentar no 10º Festival de Corais de Paranavaí. O evento tradicional leva corais formados por pessoas das mais diversas faixas etárias ao palco do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. A entrada é gratuita.

Este ano, o Coral Cidade Poesia, de Paranavaí, fundado em 2013 e comandado pela maestrina Ester Back, vai interpretar “Pra dizer adeus”, dos Titãs; “Você é linda”, de Caetano Veloso; e “Mundo melhor”, de Vinícius de Moraes e Pixinguinha. Conhecido pelo repertório eclético e que privilegia a música popular brasileira, o coro já se apresentou em alguns dos mais importantes eventos culturais de Paranavaí.

O Coral Primeira Batista Renovada (PIBR), de Paranavaí, coordenado por Fernando Uller com a regência auxiliar de Arinaldo Barrachina, vai apresentar “Como não entoar teu louvor?”, de Chris Tomlim e Matt Redman; “Maravilhosa graça”, de Haldor Lilenas; e “Jerusalém”, de Paula Stefanovich. Criado em fevereiro de 2014, o coral tem 50 integrantes. Todos são membros da igreja e se dedicam ao canto de hinos cristãos.

Também com regência de Fernando Uller, o Coral Filhos da Clave, da Escola Intentus, de Paranavaí, iniciou as atividades em março e já possui 45 membros. Com o objetivo de ajudar no processo de formação dos estudantes, o coral realiza ensaios toda semana. No Festival de Corais, os Filhos da Clave vão cantar “Técnica vocal” e “Rap do coral”, de Ana Yara Campos, além de “Piano Alemão” e “Rock do gato”, de Jupp Schmitz e Jonny Bartels.

No 10º Festival de Corais, o Grupo Cantares, de Paranavaí, coordenado pelo maestro Eliel da Silva, vai apresentar “Deus tu és santo”, de Daniele Cristina; “Princípio e fim”, de Bill Gaither; e “Feridas”, do Arautos do Rei. Com uma história iniciada há cinco anos, o grupo tem como temática o amor de Deus para a edificação do homem.

O Coro Juvenil Cidadão do Amanhã, de Santa Fé, sob regência de Dhemy Fernando Vieira Brito, e com acompanhamento da pianista Haise Gonçalves Pinheiro, vai cantar “A little jazz mass”, de Bob Chilcott. O grupo que surgiu em 2008 na Escola Oficina do Cidadão do Amanhã é composta por 38 estudantes com idade a partir de 11 anos que estavam em situação de vulnerabilidade social.

Outra atração do festival é o Coral Cocamar, de Maringá, que tem Waldemar de Moura como regente e Regina Lopes como responsável pela técnica vocal do grupo. O grupo que foi criado em 1999 conta com a parceria do pianista Cesar Ribeiro, do percussionista Tiago Santo e do baixista Everton Fagundes. O coral representa a Cocamar por todo o país em eventos culturais. O grupo traz a Paranavaí um repertório baseado em “Isso é o que é”, de Ary Barroso; “Pout pourri - Do leme ao pontal; Descobridor dos sete mares”, de Tim Maia, Gilson Mendonça e Miguel Leite; e “Somebody to love”, de Freddie Mercury.

Coordenado por Marcus Geandré, o Cobra Coral, de Maringá, coordenado por Marcus Geandré, vai interpretar “Asa branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Três pontos de caboclo”, de Osvaldo Lacerda; “Te quiero”, de Alberto Fávero e Mario Bendetti e “Laura - Quero água”, um folclore brasileiro registrado por Mário de Andrade. Fundado em 1986, o grupo realizou mais de 500 apresentações em quase 20 anos. Se apresentou em muitos estados do Brasil e até fora do país. Além disso, o Cobra Coral é o responsável pela realização do Festival de Corais de Maringá.

Também sob regência de Marcus Geandré, o Coral Unicesumar desenvolve um trabalho em parceria com a Orquestra Filarmônica UniCesumar. Com a proposta de levar boa música a Maringá e região, o grupo surgiu em 1999. Hoje o coral conta com alunos e funcionários do UniCesumar, mas principalmente pessoas da comunidade. No sábado, o grupo canta “Suíte nordestina”, de Ronaldo Miranda; “La sacra spina”, de Bepi di Marzi; “Beije a moça”, de Huey Waldon; e “Juana Azurduy”, de Ariel Ramirez e Felix Luna.

Por David Arioch, da Fundação Cultural/Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto