Entidades promoveram o 1º Fórum da Melhor Idade


  

Paranavaí avança de forma muito representativa na organização comunitária.

Um exemplo desse fortalecimento foi dado nesta segunda-feira durante o 1º Fórum da Melhor Idade, organizado por entidades com objetivo de esclarecer os direitos dos idosos e debater propostas que possam ser levadas para apreciação em deliberações futuras. Foi um evento, portanto, para conscientização e políticas que ainda precisam ser implementadas.

O Fórum foi sugestão da promotora de Justiça dos Direitos do idoso, Suzy Mara de Oliveira. Primeira palestrante, ela abordou os direitos constitucionais e normativos. A promotora deu ênfase às formas de violência. Lembrou que ela pode ser física ou psicológica. Destacou que a ausência de cuidados da família para com os idosos é crime.

Também a comunidade tem a sua parcela de responsabilidade. Um exemplo prático é a preferência para os idosos no acesso aos serviços. Suzy Mara também alertou os aposentados para que não caiam em golpes de vendedores inescrupulosos, que se aproveitam das limitações dos idosos para levar vantagens financeiras. A orientação é que evitem esse contato direto com vendedores sem a presença de um familiar ou pessoa de confiança.

Sobre saúde falaram o médico Ruy Pedruzzi e a coordenadora do programa da Saúde do idoso Regional, Simara Dilba Bandeira. Ambos falaram da preferência pelos idosos na hora do atendimento. Pedruzzi lembrou que os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde – têm direitos e deveres, dando exemplos práticos. Sobre deveres, cobrou a participação da comunidade em reuniões e conferências, fazendo parte das decisões. A população idosa no Brasil deve crescer muito nos próximos anos. Devendo chegar a mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos já em 2025.

Os participantes também tiveram a oportunidade de receber informações sobre os direitos previdenciários, em palestra proferida pela chefe de benefícios da Previdência Social, Sandra da Silva Cristi. Na parte artística o Grupo de Canto da 3ª idade do SESC deu um show, acompanhado do músico Dorival Torrente.

Diretor do SESC – Serviço Social do Comércio – Ubiratan Ângelo Fernandes, falou da importância do debate sobre políticas para a melhor idade. Ele agradeceu aos parceiros que viabilizaram o evento. Lembrou da importância que a administração municipal dá para o tema. Exemplos práticos são a implantação de Academias da Terceira Idade – ÁTIS pela cidade, bem como a opção de lazer e entretenimento com qualidade de vida, através do projeto Vida Ativa.

O evento teve a realização conjunta do Sesc, União Comunitária das Associações de Moradores de Paranavaí – UCAMPAR, Associação Beneficente e Cultural dos Aposentados e Pensionistas – ABECAP, Associação Paranavaí Maior Idade – APAMAI e Conselho Municipal do Idoso.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto