Etapa do Circuito Paraná de Software Livre chega em maio a Paranavaí


  

O Circuito Paraná de Software Livre é uma iniciativa da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SEAE) em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e com a Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR), que busca promover a troca de experiências sobre o uso e desenvolvimento de programas de código aberto. Tendo como público alvo estudantes, profissionais de informática e tecnologia da informação (TI), setores de governo, funcionários públicos e usuários em geral, o circuito vem sendo realizado desde 2006. O evento é itinerante e em 2009 ocorrerá nas cidades de Toledo, Paranavaí, Apucarana, Ibaiti, Pitanga, Pato Branco, Cianorte, Bandeirantes, Dois Vizinhos, Telêmaco Borba e Paranaguá.

Quando resolveu apostar no software livre o Governo do Paraná sabia o que estava fazendo. A parceria com a comunidade software livre tem produzido resultados de alto impacto social e econômico. Do banco de dados à interface gráfica, as ferramentas e aplicações de código aberto utilizadas pela CELEPAR - Informática do Paraná, estão multiplicando as soluções de TI no ambiente de governo e na sociedade.

A etapa Paranavaí, será sediada pela Universidade Paranaense, através dos esforços do curso de Sistemas de Informação e parceria com a Prefeitura Municipal de Paranavaí, e acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, no Anfiteatro Neiva Pavan Machado Garcia e nos laboratórios de informática.

O propósito maior do evento é contribuir com a divulgação e consolidação do uso da plataforma de código aberto, além da troca de experiências entre as administrações públicas estaduais e municipais, intercâmbio entre as instituições de ensino das regiões, consórcios de soluções entre as prefeituras e treinamento.

A elaboração do Circuito faz parte das realizações da CELEPAR, reconhecida internacionalmente pela instrumentalização das decisões estratégicas do Governo do Estado do Paraná, um dos principais usuários e desenvolvedores de software livre do país.Em quatro décadas de atuação, a CELEPAR vem desenvolvendo e gerenciando em média 366 soluções de informática em diferentes plataformas, para um número considerável de usuários, serviços e computadores, como, por exemplo, os 44 mil usuários da Secretaria de Estado da Educação que exercem suas funções através de 11 mil computadores multiterminais (computador utilizado por múltiplos usuários) distribuídos em 2100 escolas estaduais.

Atualmente a migração para programas de código aberto correspondem a 60% das soluções oferecidas pela CELEPAR, os exemplos são muitos e aplicados a vários serviços diferentes como o Linux distribuição Debian como sistema operacional com interface Gnome, Apache como Servidor Web, BrOffice para edição de textos, páginas web, desenhos, apresentações, planilhas eletrônicas, Mozilla Firefox e Galeon para navegação na internet. Outros exemplos como o Eclipse, Java, PostGIS, PostgreSQL, PHP, OpenLDAR, XOOPS, Apache, Samba, CACIC, IceCast2, LTSP, Continent compõem as soluções de desenvolvimento e infraestrutura.

A CELEPAR é formada por profissionais altamente capacitados e garantem a continuidade dos serviços prestados à comunidade, integração de sistemas e informações de interesse do Estado e de cada órgão individualmente, segurança na manutenção e operação das bases de dados, integridade das informações de interesse público e auxílio na implantação de telecentros, além de promover e estimular a realização de seminários e conferências como o Circuito de Software Livre.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto