Fórum discute tendências do varejo


  

Pela primeira vez, o Fórum Varejo em Revolução será realizado em Paranavaí, noroeste do Paraná, de 19 a 22 de julho. O objetivo da ação é analisar e discutir a velocidade e o impacto das tendências de mercado do setor varejista, considerado como um dos mais competitivos da atualidade. Para isso, o Sebrae/PR programou cinco palestras e três workshops, que serão ministrados por profissionais e conferencistas renomados.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, a importância de realizar o evento em Paranavaí está no fato de o setor ser um dos principais geradores de emprego e renda no município. “Inclusive, o comércio tem tido mais destaque econômico do que a indústria. Por isso, estamos apostando no conhecimento e na apresentação de soluções atualizadas para oferecer uma contribuição significativa ao varejo”, afirma Wendell Gussoni.

O gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva concorda e salienta a importância do debate sobre temas que elucidam a ‘revolução silenciosa’. “O varejo vive um processo sem volta, que coloca o empresário diante de um consumidor ávido por comodidade e que valoriza aspectos que antes não tinham relevância. Por isso, a importância de informações sobre tendências, tecnologia e inovações”, reforça.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Guto Costa, o município é privilegiado por ser contemplado com o Varejo em Revolução. “O evento coloca as empresas participantes em um patamar elevado, porque se os empresários souberem aproveitar a ação, conseguirão assegurar um posicionamento de vanguarda, com estratégias diferenciadas”, enfatiza Guto Costa.

Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Ivan Brasiliano da Costa, destaca a escolha dos conferencistas. “Os palestrantes somam experiências relevantes, que acrescentam em conhecimento, soluções e incentivam a criatividade. Tais itens levam as empresas a ter novas práticas, que resultam em crescimento e movimentação econômica”, observa.

Palestras
Para o primeiro dia de Fórum, o Sebrae/PR programou a palestra “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor”. O tema, bastante inovador, será ministrado pela publicitária e sócia-diretora da Shopfitting, Heloísa Omine, que também é especialista em Store Design, Visual Merchandising, Marketing Sensorial e Comunicação Visual.

Já para o dia 20, estão agendadas duas palestras. Uma é sobre “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”, que será abordado pelo coordenador do setor de Comércio e Varejo de Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior. E a outra é sobre “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet”, conduzida pelo consultor e mestre em Administração, Dailton Felipini, que já trabalhou na IBM de Nova York e, atualmente, é editor do site www.e-commerce.org.br.

Na agenda da última noite de palestras, 21 de julho, também estão previstos dois temas. O primeiro é “O Comportamento do Consumidor no Varejo”, em que a abordagem será realizada pelo PhD em Administração e professor universitário, Francisco Giovanni David Vieira; e pelo mestre em Engenharia de Produção, Galileu Limonta Maia, que atua como consultor na área de Marketing.

E o segundo é “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor”, ministrada por Dagoberto Hajjar. Com mais de 25 anos de experiência nas áreas de negócios e Tecnologia da Informação (TI), ele trabalhou no Citibank em diversas funções de tecnologia e de negócios, no Banco ABN-AMRO, e nove anos na Microsoft exercendo, entre outras, as atividades de diretor de Internet, diretor de Marketing, e diretor de Estratégia. Atualmente, Hajjar é sócio-fundador da Advance – empresa de consultoria e treinamento em negócios para as áreas de gestão, marketing, vendas e canais.

Na programação do Varejo em Revolução, também estão previstos workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum e consistem em consultorias coletivas que discutirão o tema da noite anterior. A proposta, longe de repetir a palestra, vai oportunizar o aprofundamento do conhecimento, favorecendo a troca de experiências e o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Inscrições
Interessados em participar do Varejo em Revolução já podem se inscrever no escritório do Sebrae/PR. Em Paranavaí, a entidade fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão, telefone (44) 3423-2865. Durante todos os dias do evento, as palestras serão realizadas a partir das 19h30 no auditório do Teatro Municipal de Paranavaí “Dr. Altino Afonso Costa”. O local tem capacidade para 350 pessoas e fica na Rua Guaporé, nº 2.080, Praça Rodrigo Aires de Oliveira (centro). Já os workshops serão realizados no próprio escritório do Sebrae/PR, com início às 9 horas.

Apoio
Em Paranavaí, o Varejo em Revolução é uma realização do Sebrae/PR, da Federação do Comércio do Paraná (Sistema Fecomércio/PR) e da ACIAP, em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), a Prefeitura Municipal, e Sivapar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto