Paranavaí terá Fórum Estadual de Educação e Diversidades


  

No mês de junho Paranavaí será sede do IV Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidades.

Trata-se de um importante evento que vai debater questões relacionadas ao preconceito racial. Será a primeira vez que a cidade receberá o evento. O Fórum está sendo promovido pela Anpir (Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial), de Paranavaí.

A Anpir foi montada em 2004, mas há mais de 10 anos desenvolve ações de combate ao racismo na cidade, de acordo com Celso José dos Santos, presidente da Associação. Ele conta que vários eventos foram realizados neste período com o objetivo de conscientizar a população. “É um trabalho difícil. A primeira dificuldade é mostrar que o preconceito existe. É um mal e interfere em toda a comunidade”, destaca. Santos relata que projetos na área de educação com o intuito de preparar alunos e professores contra o preconceito; no âmbito jurídico, para quem sofre discriminação e não sabe como proceder para mover uma ação judicial, além de ações de valorização da cultura africana e afro-brasileira estão entre as prioridades da Anpir.

No último sábado o prefeito Mauricio Yamakawa sancionou a Lei 3.074/2007de autoria do vereador César Alexandre que declara de utilidade pública a Anpir. Para o presidente da entidade, Celso José dos Santos, trata-se de um avanço significativo no trabalho de conscientização contra o preconceito racial em Paranavaí. Já o autor da lei considera um momento importante para a valorização do ser humano. “O nosso objetivo é buscar a igualdade racial e a proteção dos direitos e da liberdade”, sintetiza.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto