Paranavaí recebe 1º Fórum de Psicomotricidade Relacional e 2º Encontro do Programa Sentinela


  

Durante três dias profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação e entidades de Paranavaí e toda a região participam do 1º Fórum de Desenvolvimento Social e Psicomotricidade Relacional e 2º Encontro Paranavaiense do Programa Sentinela.

Mais de 300 pessoas devem participar do evento, que começa nesta quarta-feira a partir das 8h no anfiteatro do Cecap (Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí).

No primeiro dia de evento, os trabalhos estarão concentrados na parte teórica. Já na quinta e sexta-feira, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para vivenciar a psicomotricidade relacional. Quem ministra o curso é o renomado psicomotricista, José Leopoldo Vieira, que possui mestrado em Educação na Área de Movimento Humano, pela Boston University, entre outros cursos feitos em universidades de renome internacional.

O evento é uma realização da Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Agepaz (Associação Agentes da Paz) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) - Programa Sentinela. Secretária de Desenvolvimento Social, Amélia Kamakawa conta que a idéia em trazer este importante evento para Paranavaí surgiu durante uma reunião com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “O intuito é prevenir muitas situações a partir da psicomotricidade. Por isso esse investimento da Prefeitura em trazer este renomado psicomotricista para Paranavaí.”

Leonar Araújo, diretora da Secretaria de Desenvolvimento Social explica que a psicomotricidade trabalha essencialmente a parte emocional, preparando os profissionais para suportarem os problemas diários. “Este Fórum tem como objetivo principal sensibilizar os profissionais sobre a importância da psimotricidade”, frisa.

O evento também vai marcar os dois anos de funcionamento do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) - Programa Sentinela em Paranavaí. Trata-se de um programa do Governo Federal, que em Paranavaí é coordenado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e conta com a parceria da Associação Bom Samaritano.

Desde que começou a funcionar, o programa já atendeu 125 casos encaminhados em grande parte pelo Ministério Público, Delegacia e Conselho Tutelar. Uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, educadora social e terapeuta familiar presta todo o atendimento especializado às vítimas de violência.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto