Paranavaí se prepara para o 1º Fórum de Cultura


  

Do dia 30 ao dia 1º de agosto será realizado, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, o 1º Fórum de Cultura de Paranavaí que contará com shows, palestras e um workshop. A iniciativa da Fundação Cultural visa discutir a produção cultural na cidade, englobando todas as vertentes artísticas. A entrada é gratuita.

A abertura do fórum será no dia 30, quinta-feira, às 20h. Na mesma noite, haverá um show com a Orquestra de Sopros Paranavaí e uma palestra com o deputado federal Marcelo Almeida que vai falar sobre a valorização da leitura nas políticas municipais de cultura. Almeida é relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 150, que prevê percentual mínimo de 2% do Orçamento Geral da União para a área da cultura.

No dia 31, o evento ocorrerá o dia todo. Às 8h30, haverá a palestra “Manifestações Culturais Artísticas: conteúdo – forma”, com o pesquisador, escritor e palestrante José Monir Nasser, conhecido em Paranavaí pelo trabalho que realiza a frente do programa literário “Expedições pelo mundo da Cultura”. Nasser é autor da obra “A economia do mais” e co-autor do livro “O Brasil que deu certo”.

Às 10h, o historiador José Augusto Netto vai iniciar o workshop “Cultura: Arte e História”, que ocorrerá até às 17h, com um recesso das 12h às 14h. Netto é mestre em história cultural e professor do Departamento de História da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). Às 20h, o público será agraciado com mais uma edição do Projeto Portas Abertas, que vai contar com apresentações de cinco a seis artistas locais.

No dia 1º de agosto, às 8h30, a palestra “Manifestações culturais do Brasil” será ministrada pelo jornalista e cineasta Ipojuca Pontes, também autor dos livros “A era Lula”, “Cultura e Desenvolvimento”, “Cinema Cativo” e “Brasil Filmes S.A.”. Às 10h, haverá o debate, seguido de dinâmica, “O santo de casa faz milagres!”, com a atriz e professora de teatro Rosi Sanga.

Um dos assuntos em pauta, a serem discutidos durante o fórum, é a Lei Municipal de Incentivo a Cultura que será colocada em prática a partir do ano que vem. Basicamente, a nova lei oferecerá aos artistas locais a chance de pleitear recursos para investir na produção de arte. “É importante falarmos deste assunto porque é algo bastante atual e que interessa a toda classe artística”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Paulo Cesar de Oliveira.

A Fundação Cultural pede que a população apoie a iniciativa participando do fórum. “Nunca tivemos nada parecido na cidade. Temos ótimas expectativas de sucesso”, declara Paulo Cesar. No entanto é destacável que os resultados do evento devem surgir aos poucos. “Pensamos em longo prazo, porque é assim que as grandes coisas acontecem”, assinala Martineli.

São parceiros do evento: Academia de Letras e Artes de Paranavaí, CODEP - Conselho para o Desenvolvimento de Paranavaí, Secretaria Municipal de Comunicação Social, Secretaria Municipal de Educação, SESC - Serviço Social do Comércio, FAFIPA - Fac. Est. de Ed. Ciências e Letras de Paranavaí, UNIPAR - Universidade Paranaense e FATECI - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Norte do Paraná.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto