Resultados de fiscalizações de acessibilidade em prefeituras serão apresentados em Paranavaí


  

Paranavaí sedia, nesta sexta-feira (4/4), o Fórum de Acessibilidade promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e entidades de classe, como Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí (Apeap). Durante o evento, serão apresentados os resultados da Fiscalização Integrada de Acessibilidade (FIA) realizada pelo CREA-PR no dia 13 de março de 2014 nos paços municipais de Loanda e Paranavaí. Serão feitas sugestões de melhorias em espaços onde foram encontradas necessidades de ajustes, como locais de atendimento ao público e banheiros.

Participarão do evento representantes de prefeituras e câmaras municipais da região, associações de deficientes físicos, Ministério Público, estudantes, entre outros. “A intenção é reunir a sociedade para discutir formas de melhorar a acessibilidade em Paranavaí e região, tornando essas cidades mais democráticas, permitindo a mobilidade de qualquer cidadão, pois a acessibilidade não diz respeito apenas aos deficientes físicos, mas também a idosos, gestantes, etc”, frisa o presidente do CREA-PR, Joel Krüger.

Krüger também fará uma palestra a estudantes de engenharia civil da cidade na noite de quinta-feira (3), abordando o tema “A engenharia e o desenvolvimento nacional”. Na sexta-feira ele fará a abertura do Fórum de Acessibilidade, a partir das 8h30.

Durante o Fórum, painéis e debates com especialistas serão realizados durante toda a manhã. Entre os assuntos abordados estarão os avanços na região proporcionados pelo programa do CREA-PR “Casa Fácil”. “O programa é excelente, pois estabelece parcerias entre prefeituras e entidades de classe de engenheiros e arquitetos para a construção de moradias populares a pessoas carentes”, conta o vice-presidente da Apeap, João Artur Casado, que fará a apresentação dos resultados.

Outro assunto discutido será as linhas de financiamento para que prefeituras realizem obras de acessibilidade. Os recursos oferecidos pelo Paranacidades serão apresentados pelo engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Júnior, ex-presidente do CREA-PR e atual membro da Secretaria de Planejamento de Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU). Os recursos federais, vindos da Caixa Econômica Federal, serão explicados pela arquiteta Camile Leite e o engenheiro civil Renato Delgado.

O Fórum de Acessibilidade é um dos eventos promovidos pelo CREA-PR em todo Paraná, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos municípios de forma sustentável e democrática.

“Fizemos 24 fóruns no ano passado. Cada regional recebe no mínimo três fóruns, em cidades diferentes, anualmente. Neste período tivemos várias conquistas, como a adequação às normas de acessibilidade de inúmeros espaços públicos e privados, por conta das nossas campanhas. Recentemente, atendendo a uma reivindicação nossa, a Uniguaçu incluiu, de forma inédita no Brasil, a disciplina de Normas de Acessibilidade ao curso de Engenharia Civil, uma proposta que estamos levando a diversas universidades. Esperamos que seja uma tendência”, fala o coordenador do Fórum de Acessibilidade do CREA-PR, Antônio Borges dos Reis.

Confira a programação do Fórum de Acessibilidade em Paranavaí

Data: Sexta-feira (04/04/14)

8h30 – Credenciamento
8h45 – Abertura – Joel Krüger
9h – Palestra: “Objetivos do Fórum de Acessibilidade e e a importância da acessibilidade no espaço urbano” – Nivaldo Barbosa de Lima (AEAM)
9h45 – Oportunidades de Melhorias observadas na região – Djalma Bonini Júnior (Departamento de Fiscalização do CREA-PR)
10h30 – Palestra: “Programa Casa Fácil” – João Artur Casado (APEAP)
10h45 - Recursos Estaduais para Acessibilidade e Moradias aos Municípios – Alvaro Cabrini Júnior (Paraná Cidades)
11h15 – Recursos Federais para Acessibilidade e Moradia aos Municípios - Camile Leite e o engenheiro civil Renato Delgado (Caixa Econômica Federal).
11h45 – Encerramento

Local: Rua Professora Neuza Cascão Borba, 1691 – Paranavaí (PR)

Fonte: CREA-PR






Design by Gustavo Picoloto