Camerata apresenta “A Música dos Últimos 300 anos” na Casa da Cultura


  

Na terça-feira, às 20h30, o projeto Camerata Paranavaí vai apresentar na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade o concerto “A Música dos Últimos 300 anos” com os músicos Arnaldo Santos e Phernando Campos. No repertório, de Bach a Piazzolla, uma viagem por importantes movimentos culturais ao longo de três séculos. O evento que tem entrada gratuita é patrocinado pela Unimed e conta com o apoio da Fundação Cultural e da primeira-dama Cristina Lorenzetti.

O espetáculo baseado em violão, flauta transversal e clarinete conta com “Siciliana” e “Sonata Nº 4”, dividida em “Andante” e “Allegro”, de Johann Sebastian Bach, um dos principais nomes da música barroca; “Serenata para Clarinete e Violão OP. 68”, do germânico Joseph Kuffner, contemporâneo de Ludwig van Beethoven, que homenageia uma das maiores referências do romantismo, o compositor Carl Maria von Weber; e “Duettino Facile”, do compositor italiano Mauro Giuliani, considerado o primeiro violonista virtuoso do Século XIX.

O Camerata vai apresentar também “Julia Florida”, do compositor Agustín Barrios, até hoje reverenciado como símbolo do cancioneiro paraguaio.

“Faremos uma homenagem ao Heitor Villa-Lobos”, conta Arnaldo Santos, lembrando que vão tocar ainda “Libertando”, de Astor Piazzolla, ícone da música argentina; e “Cavatina”, tema do filme “Franco Atirador”, de Michael Cimino, com Robert de Niro. A obra é de autoria de Stanley Myers, importante compositor inglês de trilhas sonoras para cinema.

Arnaldo Santos e Phernando Campos são destaques da música regional. Fundadores do projeto Camerata Paranavaí, que visa popularizar a música erudita, Santos e Campos, além de professores de música, são membros da Orquestra de Sopros Paranavaí. Arnaldo também coordena grupos de violão clássico e viola caipira e Phernando é integrante da Orquestra Filarmônica Cesumar.

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto