Camerata Paranavaí leva música erudita à Casa da Cultura


  

Na terça-feira, 29, às 20h30, o projeto Camerata Paranavaí, que visa popularizar a música de câmara, se apresentará na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. No repertório, somente compositores consagrados que entraram para a história da música. A entrada será gratuita.

O espetáculo terá início com o “Prelúdio, Fuga e Alegro BWV 998”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach, um dos maiores nomes da música barroca. A pianista maringaense Cinthia Ruivo tocará um solo de piano baseado na “Balada Op. 47 N. 3”, do compositor polaco Frédéric Chopin, grande expoente do romantismo. Cinthia é bacharel em piano pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e já estudou com pianistas consagrados como Paulo Giovanini, Geraldo Ribas, Irina Ratcheva, Ticiano Biancolino, Ney Fialkow, Marisa Lacorte, Patricia Bretas, Flavio Augusto e Dario Ntaca. Em 2010, ficou em segundo lugar como melhor atração erudita do projeto “Convite à Música”, de Maringá.

A terceira apresentação da noite, um duo de violino e violão que contará com os músicos Marcos Louza e Arnaldo Santos, coordenador do Camerata Paranavaí, será “Por Una Cabeza (Perfume de Mulher)”, do argentino Carlos Gardel, o mais conceituado compositor de tango de todos os tempos. Louza, de Mandaguari, em 1998 ganhou uma bolsa de estudos para ingressar no Conservatório Musical de Tatuí, em São Paulo, e em 2000 se destacou como melhor aluno de violino. Em 2002, estudou com o maestro Evgeni Rachev e também concluiu o curso de bacharelado em música pela UEM. Atualmente, é membro da Orquestra Sinfônica de Londrina e professor da oficina de violino da Fundação Cultural.

Já a pianista Tânia Prado, de Paranavaí, fará uma releitura do “1º Movimento da Sonata em C Maior (K545)”, do compositor austríaco, símbolo do classicismo, Wolfgang Amadeus Mozart. O saxofonista Rafael Torrente apresentará a composição autoral “Peça para Caixa Clara e Flauta”. “Em seguida, o flautista Phernando Campos tocará “The Downfall of Paris” que significa A Queda de Paris, do grande compositor de jazz Gene Krupa”, afirma Arnaldo Santos.

A última parte do espetáculo será um duo de violino e piano de Marcos Louza e Cinthia Ruivo. Os dois músicos executarão “Tempo di Minuetto (In The Style of Pugnani F. Kreisler)”, do violinista clássico austríaco Fritz Kreisler; “Sonata em D Maior Nº 4”, de Georg Friedrich Händel; e “Csárdás”, composição de influência cigana do maestro italiano Vittorio Monti.

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto