A Música Vernácula: música e poesia para uma nação


  

Na quinta-feira, 12/08, às 20h30, o Trio da Canção Brasileira, de São Paulo, vai apresentar na Casa de Cultura Carlos Drummond de Andrade o espetáculo “A Música Vernácula: música e poesia para uma nação”. A apresentação de música de câmara inclui releituras de composições dos Séculos XIX e XX. A entrada é gratuita. O evento faz parte do Circuito de Música Clássica da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

:: Programação
No espetáculo do dia 12, na Casa de Cultura, o Trio Canção Brasileira fará releituras de “Xic Xic Xoc”, e “Dizem que sou Borboleta”, de Januário Arvellos; O Pica-Pau Atrevido: Fado Mineiro”, de José Joaquim Goyano; “Catetê da Paródia – O Orpheu na Roça: Fado Brasileiro, de Manoel Joaquim Maria.

“O Gandoleiro do Amor”, de Salvador Fábregas; “A Mulata: Canção Baiana”, de Xisto Bahia; “Ontem” e “Inocência”, de Luiza Leonardo; “Eu Te Amo”, de Carlos Cavalier Darbilly; “O Baile na Flor” e “O Ideal”, de Meneleu Campos; e “A Jangada”, “Anoitecer” e “Ao Amanhecer”, de Alberto Nepomuceno fecham o repertório do espetáculo.

:: Sobre o Grupo
Formado pela pianista Terão Chabl, a soprano Dione Colares e o trompista Antonio Augusto, O Trio Canção Brasileira surgiu para divulgar a música de câmara brasileira dos séculos passados. A iniciativa foi de Terão, intérprete muito conhecida pelo repertório que contempla a música vernácula das últimas décadas. “Tocamos adaptações compostas pelo reconhecido maestro e compositor Daniel Havens”, explica a pianista.

O trio já se apresentou em diversas regiões do Brasil e também em países da América Central, como Costa Rica, Guatemala e Panamá, onde tiveram alguns espetáculos gravados para a TV. O Trio da Canção Brasileira também realiza apresentações de caráter didático, agregando literatura e música. ”Em 2005, fomos convidados a participar do projeto de circulação de música de concerto, da Funarte, e nos apresentamos em Brasília, Manaus, Goiânia e Belém”, frisa a pianista.

No ano passado, o Trio excursionou pelo Brasil com um repertório diversificado de obras folclóricas, incluindo-se aí Villa-Lobos, Vilani Cortes, Radamés Gnattali, Walder Henrique e Altino Pimenta.

:: Informações
Fundação Cultural de Paranavaí – 44-3902-1128
cultura@fornet.com.br
Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade
44-3422-5018 – casadacultura@novacultura.com.br

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto