O teatro controverso de Heiner Muller


  

Hoje, segunda-feira, 31, às 20h, o Projeto Sesc Dramaturgia apresentará leituras dramatizadas de dois textos do dramaturgo alemão Heiner Müller, na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. A entrada será gratuita.

A primeira obra a ser encenada na Casa da Cultura será “Medeamaterial”, sob direção de Rosi Sanga, que condensa a tragédia de Eurípides em diálogos curtos e um longo monólogo de Medéia que tem como foco a múltipla traição. No elenco, os atores Amauri Martineli, Graciele Rocha, Carla Mazzin e Marcos Cruz.

O segundo espetáculo da noite será “Mauser/Manifesto”, dirigido por Daniele Bonetti. A obra que tem uma estrutura de peça didática, influência de Bertold Brecht, discute a situação dos revolucionários sujeitos à violência do partido socialista e também a burocratização na criação de uma nova sociedade alemã. O confronto entre Mauser, de Müller e o Manifesto, de Karl Marx, questiona o uso da violência perante a insurreição popular e ao mesmo tempo a complexa relação entre indivíduo e coletivo.

O autor
Referência do teatro pós-moderno, Müller, que se afastou da Alemanha Oriental e se mudou para a Alemanha Ocidental após ter algumas obras censuradas, é conhecido pela genialidade em transferir para a arte questões políticas e sociais, principalmente discussões que abordam os bastidores do socialismo e a revolução encampada em 1949. (Por David Arioch)

Censura: 16 anos

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto