Municípios devem fazer plano de recursos hídricos


  

Com o objetivo de detectar as necessidades e potencialidades das bacias hidrográficas do Paraná, um plano estadual está sendo elaborado. O projeto também será estendido aos municípios, priorizando assim a regionalização das ações do setor hídrico. Isso significa que cada cidade também deverá elaborar um plano municipal de recursos hídricos.

O simpósio “Experiências em Gestão de Bacias Hidrográficas” - realizado nessa quarta-feira em Paranavaí - procurou conscientizar os gestores da região sobre a importância do plano e como o projeto deverá ser elaborado.

O evento foi no Teatro Altino Afonso Costa. Representantes de várias cidades conferiram palestras sobre a situação hidrográfica do Paraná. Enéas Machado, da Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) salientou que para elaborar o plano municipal é necessário entrar em contato com a Superintendência ou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “Uma idéia é que os municípios de uma mesma região se reúnam para trocar experiências”, destacou. Ele mencionou que a intenção do plano é ter uma visão macro da situação hidrográfica do Estado. “Os municípios vão diagnosticar quanto tem de água potável, como é a rede esgoto, as áreas verdes, a mata ciliar, entre outras especificidades. O plano é algo muito novo e de muita importância”, destaca. Para exemplificar como um plano é elaborado, os participantes do simpósio conferiram a experiência dos municípios que integram a Bacia do Iguaçu e a do Ribeira.

Autoridades de Paranavaí e região estiveram presentes no simpósio “Experiências em Gestão de Bacias Hidrográficas” nessa quarta-feira.

Durante a palestra “Plano Estadual de Recursos Hídricos”, o presidente da Suderhsa, Darci Deitos destacou que o plano é um instrumento básico para definição de gestão dos recursos hídricos no Estado. “É importante que a Região Noroeste comece a pensar efetivamente na montagem de um comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Ivaí”, comentou.

O prefeito Mauricio Yamakawa definiu o simpósio como “um evento importante para troca de informações”. Yamakawa ressaltou ainda a necessidade de cada gestor presente no simpósio ser um multiplicador da conscientização ambiental. Rogério Lorenzeti representou o deputado estadual Antônio Teruo Kato no simpósio e definiu a satisfação de Paranavaí sediar o evento. Lorenzeti mencionou a importância da conscientização ambiental.” Presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná), Valter Romão destacou a necessidade da comunidade preservar as reservas naturais para deixar às futuras gerações um mundo melhor.

Através de comunicado oficial, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, que não pôde participar do simpósio, ressaltou a importância de discutir a questão hídrica do Paraná e o uso racional dos recursos hídricos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto