Sebrae/PR promove palestra sobre importação, em Paranavaí



Evento será no próximo dia 5 de setembro e vai discutir a importância das negociações internacionais para micro e pequenas empresas; participação é gratuita e interessados devem confirmar presença.

O Brasil caminha, num momento favorável, rumo ao desenvolvimento. Além das oportunidades de negócios relacionadas às Olimpíadas e à Copa do Mundo de 2014, o País conquista cada vez mais credibilidade econômica em todo o mundo. A curva positiva, mesmo diante de um cenário de turbulência financeira e grande competitividade mundial, abre portas para negociações internacionais.

Com o objetivo de estimular micro e pequenas empresas a aproveitarem o momento oportuno, o Sebrae/PR promove no próximo dia 5 de setembro, em Paranavaí, a palestra “Importação sem segredos”. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Élvio Saito, a ação deve sensibilizar os empresários para a cultura da internacionalização. “A palestra vai mostrar que o processo de importação e exportação é uma forma de conquistar mais competitividade frente à concorrência no mercado interno e externo.”

Apesar de o foco do conteúdo da palestra ser voltado às empresas do setor do vestuário, especificamente para as que atuam com marca própria, empresários de qualquer outro segmento do comércio, indústria e serviços são convidados a participar. “A ideia é mostrar para o setor do vestuário que é possível importar materiais, como tecidos e botões, sem descaracterizar o design e a moda brasileira, assim como também é vantajoso exportar o produto final”, explica Élvio Saito.

Wendell Gussoni, consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, destaca que a palestra também trará importante contribuição para outros segmentos. "A proposta da discussão também inclui o esclarecimento sobre como estabelecer contato com outros países, apontando o comércio exterior como oportunidade e não como uma opção inacessível”, enfatiza Wendell Gussoni.

Ligia Pereira é quem ministrará a palestra. Formada em Administração e especialista em Direito Internacional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ela atua como professora universitária de cursos de graduação e pós-graduação em comércio exterior. Ligia Pereira também é consultora credenciada do Sebrae/PR e já organizou e participou de missões comerciais na China, Portugal, Emirados Árabes Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela e Canadá.

Durante a palestra, a especialista diz que pretende desmistificar o processo de importação e mostrará aos empresários que empresas de qualquer porte podem importar, desde que bem assessoradas. “Hoje, muitas empresas sofrem com a concorrência asiática e não sabem como reagir. Uma alternativa é importar máquinas, equipamentos e produtos”, afirma.

O evento é uma iniciativa do Sebrae/PR, por meio do Projeto Polo do Vestuário do Noroeste do Paraná e do Projeto Agentes Locais de Inovação, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Prefeitura Municipal.

Para participar
Empresários interessados em participar da palestra “Importação sem segredos” devem confirmar presença, gratuitamente, no Sebrae/PR de Paranavaí pelo telefone (44) 3423-2865. O evento começa às 19h30 e será realizado no próprio escritório da entidade, que fica na Rua Souza Naves, 935, Jardim São Cristóvão. Mais informações também podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto