Ações do Sebrae/PR e Anicer capacitam indústrias de cerâmica no noroeste do PR


  

O Sebrae/PR e a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) deram início ao Programa Cerâmica Sustentável é Mais Vida, na região noroeste do Paraná. A iniciativa, composta por um conjunto de ações, visa oferecer ferramentas de gestão, inovação, qualidade e sustentabilidade aos empresários fabricantes de blocos, tijolos, telhas e lajes em cerâmica.

Com abrangência nacional, o Programa pretende atender mais de 600 indústrias de cerâmica vermelha em todo o Brasil, durante três anos. No Paraná, as atividades foram iniciadas em agosto e 15 empresas já estão inscritas. Empresários de Terra Rica e São Manoel do Paraná, no noroeste do Estado, já começaram a receber atendimento e há consultorias agendadas em outros municípios da região.

O consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende, explica que o Programa presta consultorias em cinco áreas temáticas, que são “Inovação Tecnológica”, “Eficiência Energética”, “Ambiental”, “Incorporação e tratamento de resíduos sólidos, biomassas e geração de crédito de carbono”, e “Qualificação no Programa Setorial de Qualidade (PSQ) de Telhas e Blocos Cerâmicos, do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação (PBQPH)”.

“O objetivo é disponibilizar soluções que, de modo aprofundado e completo, auxiliem os empresários no processo de modernização de suas fábricas, melhorando os processos de gestão, atendendo as normas que impactam o elo da cadeia produtiva e, por consequência, aumentando a competitividade das empresas”, reforça Joversi de Rezende.

Antônio Carlos Pimenta, assessor técnico e da qualidade da Anicer, informa que nos últimos anos o mercado da construção civil vive um momento promissor, com variações regionais. No entanto, para aproveitar as oportunidades, indústrias cerâmicas precisam se aperfeiçoar para concorrer com produtos alternativos, como concreto, gesso e isopor.

“As indústrias de cerâmica representam um elo importante na cadeia da construção civil, mas ainda falta a implantação de tecnologias que garantam diferencial por meio da qualidade dos produtos de acordo com as normas técnicas. Por isso, o Programa vai auxiliar o setor para que adquira processos adequados e conquiste mais espaço no mercado”, destaca Antônio Pimenta.

Além da importância na cadeia da construção civil, estudo técnico da Anicer, publicado recentemente, comprova que a cerâmica apresenta menor impacto ambiental e à saúde humana se comparada ao concreto. Isso mostra que, além de apresentar excelente desempenho, baixo custo de fabricação e extrema durabilidade, a cerâmica é mais sustentável.

Mesmo assim, Antônio Pimenta ressalta que não basta dizer que o produto tem qualidade ou diferencial ambiental, é preciso implantar o PSQ para mostrar o compromisso com a excelência. O motivo é que construtoras certificadas pelo PBQP-H são obrigadas a utilizar em suas obras produtos qualificados ou certificados.

“Por isso, os empresários precisam ter consciência da importância da padronização da qualidade e da adequação aos requisitos do Ministério das Cidades. Além disso, precisam investir em inovação para criação de novos produtos e meio de comercialização, e ainda implantar processos de fabricação que reduzam consumo energético, diminuam quebras e retrabalhos”, frisa o assessor técnico da Anicer.

Na Prática
Em Terra Rica, a Cerâmica Alvorada é uma das empresas participantes do Programa. O empresário Fábio Kato, que já recebeu as primeiras consultorias, conta que herdou o negócio de seu pai e, agora, o objetivo é dar um upgrade no empreendimento. “Estamos há 45 anos no mercado e, para não perder espaço, precisamos nos atualizar e adotar medidas eficientes.”

Fábio Kato diz que a empresa tem enfrentado algumas dificuldades e, por isso, se conscientizou de que a busca pela certificação é um passo importante para se manter no mercado. “O setor tem se organizado principalmente na questão da qualidade e, por isso, temos de nos esforçar para atingir as normas exigidas. Nesse processo, as consultorias certamente trarão grande contribuição”, enfatiza o empresário.

Para participar
As inscrições para o Programa “Cerâmica Sustentável é Mais Vida” estão abertas. Para participar, o empresário deve entrar em contato com o assessor técnico da Anicer, Antônio Pimenta, pelo telefone (21) 9700-2028 ou pelo email atecnica@aniver.com.br. Interessados também podem procurar o Sebrae/PR, no (44) 3220-3474.

O Programa é subsidiado pela Anicer e Sebrae Nacional, restando às empresas um investimento que varia de acordo com o módulo. As cinco temáticas não são aplicadas de modo sequencial e, por isso, as empresas podem participar de um ou até de cinco módulos.

As consultorias, agendadas com antecedência, são realizadas in company e atendem as necessidades específicas de cada empreendimento. Os atendimentos têm duração de 40 a 64 horas, dependendo do módulo escolhido, com direito a mais 8 ou 16 horas de análises e elaboração de relatórios.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto