Controles financeiros são tema de capacitação em Paranavaí


  

As finanças, sem dúvida, compõem um setor vital para os negócios, tanto que muitos as classificam como o ‘coração’ das empresas, seja qual for o porte do empreendimento. Apesar da importância, ainda é comum encontrar empresários com dificuldades para executar, com eficiência, os cálculos, controles e análises de desempenho.

Por esse motivo, o Sebrae/PR de Paranavaí, no noroeste do Paraná, promove a capacitação “Controles Financeiros Essenciais”, que será realizada de 19 a 21 de março, a partir das 19 horas, no escritório da entidade.

O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, é preparar empreendedores e empresários para que, primeiramente, saibam como realizar o registro de informações. “A partir disso, os participantes vão aprender a planejar estrategicamente a movimentação financeira para, assim, melhorar o fluxo de recursos da empresa”, enfatiza.

Wendell Gussoni aponta que o controle financeiro ainda é um dos maiores desafios dos empresários, em especial de micro e pequenas empresas, porque nem sempre consideram a tarefa fácil. “Na capacitação, os participantes vão conhecer ferramentas práticas, que poderão ser aplicadas de imediato, facilitando os procedimentos”, salienta o consultor.

Orlando Chiqueto Rodrigues é o instrutor da capacitação. Contador e especialista em Controladoria e Gerência Financeira, ele acrescenta que, por meio de exercícios simples e práticos, abordará questões como movimentação em bancos, contas a pagar, contas a receber, estoques e fluxo de caixa.

“Ao controlar a entrada e saída de recursos e ao organizar as informações, temos a possibilidade real e eficiente de análise do desempenho do negócio e da elaboração do controle financeiro”, esclarece Orlando Rodrigues. A partir disso, é possível, por exemplo, formar preços de venda mais adequados, gerando mais lucratividade, e evitar a utilização de recursos de terceiros, que apresentam juros e aumentam o custo do negócio.

Apesar dos benefícios que o controle financeiro proporciona, Orlando Rodrigues lamenta ser este um dos itens de maior dificuldade dos empresários. Entre as falhas mais recorrentes, o especialista cita a falta de informações para saber se a empresa é lucrativa ou deficitária; a falta de controle de estoques, que provoca a utilização indevida do capital de giro; e a mistura das receitas e despesas da empresa com as dos proprietários.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, a ansiedade, por estranho que pareça, é outro fator que prejudica as finanças. “Empresário ansioso age por impulso e atropela procedimentos. Sem saber exatamente o que está acontecendo com os recursos da empresa, tende a ficar ainda mais preocupado”, explica, acrescentando que esse estado também dificulta a percepção de soluções e a tomada de decisões assertivas.

Inscrições
Mais informações e inscrições podem ser obtidas no Sebrae/PR, pelo telefone (44) 3423-2865. A capacitação será realizada das 19 às 23 horas, no escritório da entidade em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto