Desafio Sebrae é apresentado para instituições de ensino superior do Noroeste do Paraná


  

Na última terça-feira, dia 2, cerca de 40 professores e coordenadores de instituições de ensino superior de Maringá, Campo Mourão, Cianorte e Paranavaí participaram do Jogo Demo do Desafio Sebrae 2010, jogo que desafia alunos de graduação a administrarem uma empresa. As inscrições começam dia 10 de março e terminam dia 15 de abril.

Divididos em equipes, durante todo o dia, os professores e coordenadores participaram do jogo demonstração e tiveram acesso ao software, desenvolvido pelo Sebrae Nacional e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal, do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), que simula como administrar uma empresa em todos os setores. Este ano, em sua 11ª edição, as equipes que se inscreverem no Desafio Sebrae deverão administrar uma fábrica de equipamentos musicais.

Para o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, o Desafio Sebrae é uma excelente oportunidade para o jovem colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos num ambiente virtual que simula de forma real o dia a dia de uma empresa. “O Desafio Sebrae aguça o espírito empreendedor, prepara o jovem não só para disputar uma vaga no mercado de trabalho cada dia mais competitivo, mas para procurar clientes”, ressalta o gerente.

O consultor do Sebrae/PR em Maringá e coordenador do Desafio Sebrae na região noroeste, João Luiz de Moura, avalia a participação dos coordenadores e professores como mais uma forma de incentivar os alunos a se inscreverem no jogo, uma vez que puderam vivenciar o que as equipes enfrentam durante as fases do jogo. “Percebemos que os professores e coordenadores ficaram satisfeitos e sensibilizados em incentivar a participação de seus alunos no Desafio Sebrae, isso representa comprometimento”, disse.

Expectativa
O Desafio Sebrae, realizado em sete países, além do Brasil, está na sua 11ª edição e foi criado em 1999 para auxiliar os universitários brasileiros que querem seguir o empreendedorismo e ser donos do próprio negócio. A expectativa da coordenação do Desafio Sebrae no Estado é que mais de 21 mil estudantes participem do jogo, repetindo o recorde atingido no ano que passou.

Em 2009, o Paraná foi destaque nacional, registrou o maior número de inscrições. Ao todo, 20.015 universitários participaram do jogo que simula, virtualmente, o dia a dia de uma empresa.

Universitários de todo o Paraná poderão se inscrever, de 10 de março a 15 de abril, no Desafio Sebrae 2010, o maior jogo (virtual) de empreendedorismo do mundo. Para ter acesso aos materiais, basta procurar o escritório do Sebrae/PR mais próximo ou acessar o http://portal.pr.sebrae.com.br/desafio/.

O jogo
O Desafio Sebrae é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam através da internet e competem em seu próprio estado, divididas em chaves. Os vencedores da etapa paranaense serão conhecidos em outubro. As duas últimas fases, a semifinal nacional, programada para acontecer neste ano entre 26 a 30 de novembro, e a final nacional, de 3 a 6 de dezembro, são presenciais, em Recife quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.

Os prêmios para os vencedores estaduais são iPod Touch, Modem 3G com TV Digital e capacitações no Sebrae/PR. Na semifinal nacional, cada participante de todas as oito equipes classificadas para a final nacional recebe como prêmio um notebook. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem de dez dias para conhecer um centro de referência mundial em empreendedorismo na Europa.

Os professores com maior número de indicações pelas equipes inscritas ganham uma viagem para acompanhar as finais do Desafio Sebrae 2010. Além do Brasil, mais sete países sul-americanos promovem suas edições do Desafio Sebrae: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto