Em Paranavaí, capacitação orienta empreendedores para que alcancem sucesso na abertura de empresas


  

Em Paranavaí, o Sebrae/PR realiza mais uma edição do Próprio – Programa de Orientação ao Candidato a Empresário. A solução, voltada àqueles que pretendem abrir o próprio negócio, será realizada em junho e oferece subsídios para que empreendedores tenham mais segurança na hora de transformar sonhos em realidade.

O consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Myler Gussoni, ressalta que o município, no noroeste do Paraná, vive um momento de oportunidades para a abertura de novos negócios. Por esse motivo, coloca a solução em destaque na cidade, já que permitirá aos empreendedores conhecer a realidade do mercado e organizar, cuidadosamente, um plano de negócios, etapas essenciais para alcançar o sucesso de um empreendimento.

“O planejamento é fundamental para a tomada de decisão, porque identifica os pontos fortes e de ameaça, permitindo uma análise real da viabilidade de negócio. Por mais que o empreendedor tenha certeza de que sua ideia é uma boa oportunidade, o planejamento é que mostra as reais possibilidades e define estratégias a serem tomadas inicialmente”, alerta.

Para junho, o Sebrae/PR agendou três módulos do Sebrae Próprio. Um será realizado no dia 4 com o tema “Perfil Empreendedor”. Em seguida, no dia 5, será trabalhada a “Busca de Informações”. E no dia 26, a abordagem terá como foco a “Estruturação do Negócio”. Todas as aulas acontecem das 19 às 23 horas, no Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão.

O consultor Wendell Gussoni explica que o Próprio é planejado em etapas sequenciais. Primeiro, é feita a identificação do “Perfil Empreendedor”, que potencializa características, habilidades, valores e comportamentos considerados indispensáveis para os empresários. Depois, é o momento da “Busca de Informações”, no qual o instrutor ensina a elaborar um roteiro de coleta de dados que servem de subsídios para o plano de negócios.

Já no módulo de “Estruturação do Negócio”, o empresário faz uma análise de viabilidade do empreendimento, a partir das informações coletadas, e também elabora o plano de negócios e o plano de ações de marketing. Além disso, o Sebrae/PR concede quatro horas de consultorias individualizadas na área de planejamento empresarial, que auxilia o participante a realizar análises, tomar decisões e a finalizar os planos.

Tanto no treinamento quanto nas consultorias, o Próprio pode ser aplicado de forma customizada para atender as necessidades específicas dos empreendedores participantes, afirma Wendell Gussoni. “Compreender e avaliar cada etapa que antecede o empreendimento são imprescindíveis para o sucesso do negócio”, reforça o consultor.

Na prática
Wilson Ferreira de Santana participou do Próprio em 2011 e, agora, vivencia os preparativos finais do seu negócio, no segmento de panificação e confeitaria. O início das atividades do empreendimento está previsto para o dia 1º de junho. O empresário diz que, depois de um ano de análise e planejamento com o auxílio do Sebrae/PR, se sente seguro.

“A capacitação do Sebrae/PR contribui muito para avaliar a viabilidade do negócio, tanto que até mudei o meu ponto comercial depois das pesquisas e análises. Depois da capacitação, continuei buscando consultorias pois queria amenizar todas as possibilidades de riscos para a implementação do negócio”, afirma Wilson de Santana.

Formado em Administração e com 23 anos de atuação nas áreas administrativa e de marketing, o empresário percebeu que já tinha experiência para empreender. Além disso, notou que na família poderia contar com profissionais como padeiro e confeiteiro. “Resolvi agregar todos esses fatores, mas quando pensamos em empreender surge o medo dos riscos. Por isso, procurei o Sebrae/PR e segui ferramentas para iniciar o negócio com segurança.”

Inscrições
Inscrições e mais informações sobre o Próprio devem ser obtidas por meio do Sebrae/PR de Paranavaí, pelo telefone (44) 3423-2865. O investimento é de R$ 60 por pessoa. Cada módulo tem duração de quatro horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto