Em Paranavaí e Loanda, capacitação prepara empresas para licitações


  

Dados do Tribunal de Contas do Estado do Paraná mostram que a Prefeitura de Paranavaí, no ano de 2015, realizou mais de R$ 83 milhões em volume de compras públicas. Deste total, 53% foi adquirido de fornecedores locais. Já Loanda comprou R$ 16 milhões e registrou 38% entre os fornecedores da cidade. Com a intenção de fomentar este mercado e aumentar as oportunidades para os empreendedores, estão abertas as inscrições para o curso “Compras governamentais: como fornecer para a administração pública”, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro em Paranavaí, e de 20 a 22 em Loanda.

O curso aproxima pequenos negócios de entidades públicas e é direcionado para empresários de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais, representantes comerciais, contadores, representantes de entidades de classe, cooperados, associados e pessoas com interesse em fornecer para a administração pública, especialmente para a cidade onde estão inseridos.

Wendell Gussoni, consultor do Sebrae/PR, afirma que os números do TCE-PR confirmam as grandes oportunidades que os negócios locais têm em seus municípios. “Entendemos que aí está uma grande chance de crescimento para os pequenos negócios, uma vez que o poder público tem entre as suas obrigações a de manter diversos serviços em funcionamento e precisam fazer compras constantemente, de forma dinâmica. Eles são considerados bons compradores e pagadores para diversas empresas”, diz.

O consultor também destaca os benefícios que a Lei Geral da micro e pequena empresa traz para estes negócios quando se trata de compras governamentais. “A Lei beneficia a micro e pequena empresa de forma que ela passa a ter mais chances de ganhar a disputa contra os grandes negócios. O que faremos neste curso é capacitar estes empreendedores para que possam aproveitar esta oportunidade que é regulamentada”, explica Gussoni.

Na capacitação, os participantes compreenderão o funcionamento da Lei Geral para estes negócios em licitações públicas e entender, de maneira prática, como eles devem se preparar para as compras públicas. “Além da parte legal, os empreendedores conhecerão a realidade deste mercado e quais são as suas necessidades, com informações técnicas como por exemplo, como deve ser a gestão do estoque de entrega de produtos e serviços”, detalha.

Os encontros serão pautados nos temas: os benefícios da Lei Geral, o funcionamento da legislação de compras, análise de risco, preparação para a licitação, pregão presencial e benefícios para os pequenos negócios e portais de compras.

A capacitação é uma realização do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme). Em Paranavaí são parceiros locais também a Sala do Empreendedor, a Prefeitura Municipal, Observatório Social, Associação Empresarial de Paranavaí (Aciap), a Associação de Microempresas do Noroeste do Paraná (Ampec Micropar) e do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí e região (Sivapar).

Na cidade de Loanda o curso conta com o apoio da Associação das Indústrias de Metais Sanitários de Loanda (AIMES), Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Loanda (Acil) e do Sivapar.

Os interessados em saber mais informações sobre a capacitação e as inscrições para ambas cidades podem ligar para o telefone do Sebrae/PR, em Paranavaí, (44) 3424-5550. O curso em Paranavaí acontecerá no escritório do Sebrae/PR e em Loanda na Acil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






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