Em Paranavaí, mulheres empresárias discutem empreendedorismo feminino


  

As mulheres ainda não são a maioria entre os empresários brasileiros, mas o número de empreendedoras cresceu 21,4% em dez anos, de 2001 a 2011. A participação dos homens à frente dos pequenos negócios subiu 9,8% no mesmo período. De cada dez empresas em atividade no Brasil, três são comandadas pela força feminina.

Os dados, do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, divulgado pelo Sebrae e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no final de 2013, apontam para uma tendência atual: o empreendedorismo feminino ganha cada vez mais destaque no País.

No Paraná, a realidade não é diferente. As mulheres conquistam espaço e deixam sua marca no empreendedorismo. Nesta quinta-feira, dia 29, o tema será pauta do Encontro de Mulheres Empresárias de Paranavaí, organizado pelo Sebrae/PR, Conselho da Mulher Empresária de Paranavaí e Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP).

O café da manhã, para mulheres interessadas em discutir os avanços e desafios do empreendedorismo feminino, começa às 8 horas na ACIAP, que fica na Rua Pernambuco, nº 766, e tem programação de duas horas. Estão previstos palestra, relato de caso de sucesso, apresentação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e um talk-show sobre o tema.

A palestra “Empreendedorismo Feminino”, sobre o empreendedorismo entre as mulheres e sua evolução, abre a programação e será conduzida pela consultora credenciada do Sebrae/PR, Jane Eyre.

Caso de sucesso
As participantes do Encontro de Mulheres Empresárias de Paranavaí conhecerão a história de superação da ex-professora de Educação Física Marie Sakamoto Nishio, uma das vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em 2012.

Depois de 20 anos fora do País, Marie Sakamoto passou a dedicar-se ao trabalho voluntário. Fazia bordados, crochês, biscuits e outros artesanatos até conhecer mulheres de baixa renda que não tinham perspectiva de trabalho. Marie Sakamoto passou a ensinar o ofício para muitas delas e em 2008 fundou a Associação de Artesanato Santo Antônio.

Atualmente, a associação reúne mulheres de 15 famílias, não só produzindo e vendendo os objetos de artesanato, como oferecendo capacitação para que essas mulheres aumentem a renda da casa.

Prêmio Mulher de Negócios
A consultora do Sebrae/PR, Vânia Claus, apresentará, durante o Encontro, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e seu regulamento. A iniciativa é do Sebrae, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece o trabalho das mulheres que têm importante atuação na sociedade e que fazem diferença no ambiente de trabalho. Mulheres empreendedoras como Marie Sakamoto, que são orgulho para a nossa região”, destaca Vânia Claus, coordenadora do Prêmio no noroeste paranaense.

Vânia Claus informa que as inscrições seguem até 31 de julho. Para ela, é fundamental a participação das empreendedoras e empresárias de Paranavaí no Prêmio, subdividido em três categorias: Microempreendedora Individual, Pequenos Negócios e Produtora Rural. “Temos histórias de empreendedorismo feminino em Paranavaí, exemplos a serem seguidos.”

Serviço
O Encontro de Mulheres Empresárias de Paranavaí acontece nesta quinta-feira, dia 29, na ACIA. A participação no café da manhã é gratuita, mas as empreendedoras e empresárias precisam confirmar presença antecipadamente nos (44) 3421-5400 ou (44) 3423-2865.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto