Sebrae/PR estimula inovação em pequenas empresas de Paranavaí


  

Empresários do comércio varejista e do setor metalmecânico receberão, pela primeira vez, o Programa Agentes Locais de Inovação; iniciativa presta orientações gratuitas por dois anos.

Pequenas empresas que investem em inovação conquistam novos patamares de desenvolvimento e fortalecem seu legado empresarial. Para auxiliar empresários a identificarem mecanismos para inovar, o Sebrae/PR, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece orientações gratuitas a pequenos negócios dos setores metalmecânico e varejista, em Paranavaí.

A ação é realizada por meio do Programa Agentes Locais de Inovação, uma proposta pioneira que tem como objetivo disseminar conceitos sobre inovação. Os atendimentos, com duração de dois anos, serão iniciados na primeira semana de agosto, em Paranavaí. Vale destacar que empresas do setor metalmecânico de Loanda também poderão participar.

O consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Lincoln Marcos Valle, explica que esta é a primeira vez que o Programa atende o setor metalmecânico e varejista no município. Empresários interessados podem efetivar inscrição no Sebrae/PR, que fica na Rua Souza Naves, 935, telefone (44) 3423-2865.

“Os dois setores são considerados importantes para a microrregião porque são representativos economicamente. Vamos visitar as empresas com o objetivo de sensibilizar e auxiliar os empresários a implantarem processos inovadores para estimular o desenvolvimento estratégico e o crescimento das empresas”, explica.

Lincoln Valle informa que, até junho de 2014, aproximadamente 60 pequenas empresas de cada setor serão atendidas. “Com o Agentes Locais de Inovação, a expectativa é estimular a prática rotineira da inovação que, aliada à gestão de qualidade, permite tornar as empresas mais competitivas”, afirma o consultor do Sebrae/PR.

Lincoln Valle esclarece ainda que a inovação não se resume, necessariamente, ao uso de alta tecnologia. Na realidade, trata-se de uma iniciativa possível na pequena empresa e pode acontecer com pequenas mudanças e atitudes, como um novo método de marketing, uma nova organização de procedimentos e a implantação de produtos.

“Esse processo de desmistificação e aplicação, na prática, do conceito de inovação é o que os agentes locais promovem por meio de atendimentos continuados”, reforça o consultor do Sebrae/PR.

Programa
O Programa Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa do Sebrae Nacional, executada no Paraná pelo Sebrae/PR e CNPq, e consiste em uma proposta pioneira que alia extensão acadêmica e tecnológica.

Os agentes locais de inovação são profissionais recém-formados, selecionados e capacitados pelas duas instituições realizadoras do Programa, que estão preparados para incentivar pequenas empresas a inovar, como estratégia para crescer.

Para atender as necessidades e as características específicas de cada empreendimento, o trabalho se divide em etapas sequenciais. Após a sensibilização dos empresários, bem como a adesão à iniciativa, a empresa passa por um diagnóstico, que medirá o grau de inovação empresarial.

Com os dados, os agentes locais têm condições de desenvolver um plano de ação para que o pequeno negócio inove. Após a execução do plano de trabalho, o agente local volta à empresa para aplicar um novo diagnóstico. A intenção é fazer um comparativo com o antes e o depois. Além dos atendimentos por consultorias, os empresários também podem optar por outros provedores de soluções do Sebrae/PR, como capacitações, palestras e clínicas de tecnologia.

Em 2011, o Programa atendeu mais de 1,8 mil micro e pequenas empresas no Paraná, em diversos segmentos. Do total de empresas sensibilizadas durante a iniciativa, mais de 1,3 mil aderiram à proposta e fizeram a diferença. Entre os resultados alcançados pelas empresas estão o aumento do faturamento, redução de custos, melhoria nos processos e aprimoramento na gestão.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto