Sebrae/PR lança Projeto Negócios Digitais no dia 28


  

Para tornar mais fácil o acesso dos pequenos negócios à internet e ao potencial de negócios gerados pelo comércio eletrônico, o Sebrae/PR lança em Paranavaí, no próximo dia 28, a partir das 19h30, o Projeto Negócios Digitais. Para a ocasião, também está programada a palestra “Um mundo de oportunidades para os negócios”.

O evento será realizado na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), que fica na Rua Pernambuco, nº 766. Para participar, basta confirmar presença, gratuitamente, pelo telefone (44) 3423-2865. Felipe Orsoli, consultor credenciado do Sebrae/PR, conduzirá a palestra de abertura do evento. Ele também é especialista em Marketing e em Estratégias Digitais para pequenas empresas.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, o objetivo da palestra é mostrar aos empresários de micro e pequenas empresas a importância de explorar o universo online como um canal de divulgação, de relacionamento com cliente, de posicionamento de marca e de vendas.

“A internet é uma fatia cada vez mais promissora no mercado porque ao possibilitar visibilidade ilimitada para a empresa permite ir além das fronteiras físicas. Dessa forma, traz um mundo de oportunidades. O papel do Sebrae/PR é apresentar essa realidade aos empresários, orientando sobre os caminhos para conseguir bons resultados”, esclarece.

Após a palestra, empresários que ‘enxergarem’ na rede uma alternativa para aumentar a rentabilidade do negócio terão a oportunidade de conhecer uma série de soluções empresariais, que serão oferecidas pela entidade por meio do Projeto Negócios Digitais.

No conjunto de soluções, proposta pelo Projeto, os participantes terão uma série de informações sobre como criar uma estratégia eficiente para inserir a empresa na internet, desde a criação de um site ou blog, envio de e-mail marketing, o uso das redes sociais e do Google e, também, como comercializar produtos e serviços com e-commerce.

“Serão cursos, palestras, workshops e consultorias individuais, nos quais cada empresa terá um atendimento personalizado para que os conteúdos discutidos nas capacitações coletivas possam ser aplicados na prática. A ideia é que o empresário conheça as possibilidades da internet, seu potencial na geração de negócios, e a utilize para ser uma empresa mais competitiva.”

Além disso, explica Wendell Gussoni, o Sebrae/PR vai ajudar o empresário a realizar um diagnóstico para saber a situação atual da empresa e ajudá-lo a traçar um plano de ação, que indicará qual é a melhor ferramenta. “Queremos construir, junto com o empresário, a melhor e mais eficaz estratégia de ações na internet, porque sabemos que cada negócio apresenta particularidades.”

A previsão é que em cerca de 120 dias os participantes do Projeto já tenham condições de criar estratégias para inserir o pequeno negócio na internet. “A ideia é propor agilidade aos empresários de micro e pequenas empresas para que eles aproveitem, o quanto antes, essa onda irreversível”, diz o consultor do Sebrae/PR.

Números
Dados da e-bit, empresa especializada em pesquisas do setor, apontam que o comércio eletrônico foi responsável por mais de R$ 22,5 bilhões em vendas no Brasil, só em 2012, o que representa um acréscimo de 20%, comparado a 2011. Somente no primeiro semestre do ano passado, aproximadamente 5,6 milhões de pessoas fizeram a primeira compra online no Brasil. Com esse aumento, o País já soma 37,6 milhões de e-consumidores.

“O Brasil deverá ser o quarto maior mercado mundial de e-commerce em 2015. Atualmente, o País já tem mais de 94,2 milhões de internautas e há mais de 70 milhões de brasileiros nas redes sociais. Estima-se que, nos próximos cinco anos, o comércio pela internet representará 30% de todo o comércio”, destaca Wendell Gussoni.

De acordo com um estudo realizado pela América Economia Intelligence, na América Latina, o comércio eletrônico brasileiro já representa 59,1% de todas as transações realizadas, enquanto o México representa 14,2%, seguido por Caribe, com 6,4%, e Argentina, com 6,2%.

Os números apontam para um cenário promissor e, principalmente, de oportunidades para as micro e pequenas empresas. Porém, de acordo com análises da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), as empresas de pequeno porte representam apenas 20% de toda a movimentação do segmento. Esses dados, segundo Wendell Gussoni, indicam que as micro e pequenas empresas devem estar atentas a essa fatia do mercado.

Parceiros
O Projeto Negócios Digitais é uma realização do Sebrae/PR em parceria com a ACIAP, Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa), Universidade Paranaense (Unipar) e Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie).

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






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