Sebrae/PR realiza, em Paranavaí, oficina sobre formação de custos e preço de venda


  

A identificação dos custos de produtos ou serviços, o cálculo de despesas variáveis e fixas, e a formação do preço de venda fazem parte do dia a dia das micro e pequenas empresas. Embora sejam tarefas corriqueiras, muitos empresários enfrentam dificuldades para realizar cálculos bem elaborados.

Para auxiliar empresários e colaboradores a conquistarem ‘saúde’ nas finanças, o Sebrae/PR promove no dia 21 de maio, das 19 às 23 horas, em Paranavaí, no noroeste do Paraná, a oficina “Formação de custo e preço de venda”.

O objetivo, segundo Wendell Gussoni, consultor do Sebrae/PR, é capacitar os participantes para calcularem corretamente os custos e as despesas, e para definirem preços de venda competitivos a partir do uso de procedimentos técnicos e do conhecimento do mercado em que atuam.

Para isso, será feita uma breve conceituação técnica e, em seguida, serão aplicados exercícios práticos. Os participantes também serão orientados sobre como identificar e calcular a rentabilidade do negócio, como levar em conta os preços praticados no mercado, em especial, pelos concorrentes diretos, e como levar em consideração o nível de conhecimento da marca, o tempo de mercado, e a lei da oferta e da procura.

“O ideal é que o preço de venda cubra os custos da mercadoria, seja produto ou serviço, as despesas variáveis (como impostos e comissões) e fixas (como aluguel, água, luz, telefone e salários), além de permitir a obtenção de lucro líquido adequado para a empresa”, esclarece Wendell Gussoni.

Esse ideal, porém, nem sempre é atingido na prática porque, muitas vezes, os empresários não dão a atenção e a importância devida para essas variáveis e acabam gastando pouco tempo com os procedimentos. Para reverter esse descuido, o consultor do Sebrae/PR diz que é necessário que os empresários tomem consciência dos benefícios que esses controles oferecem para a empresa.

“Preços mais baixos ou mais elevados do que o necessário podem trazer sérios riscos para as finanças da empresa. Se o empresário estiver nessa situação, deverá refazer os cálculos para adequá-los”, alerta Wendell Gussoni, acrescentando que a capacitação será uma excelente oportunidade para atingir o preço ideal, seja para a empresa ou cliente.

Para participar
As inscrições já estão abertas e interessados devem entrar em contato com o Sebrae/PR, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, telefone (44) 3423-2865. A capacitação será realizada no escritório da entidade. O investimento é de R$ 40 por pessoa. O treinamento será ministrado pelo economista e consultor credenciado do Sebrae/PR, José Osório Chaves.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto