Sebraetec facilita acesso de micro e pequenas empresas à inovação em Paranavaí, Loanda e região


  

O acesso à inovação ainda é um desafio para muitas micro e pequenas empresas. A falta de informação, de conhecimento e de dinheiro para investir são, na opinião de especialistas, os maiores entraves para que os empresários apostem em uma cultura de inovação. Para contornar este problema, o Sebrae/PR oferece aos empresários de Paranavaí, Loanda e de toda a região, o Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia.

O Programa está aberto para viabilizar o acesso de empresas a serviços, que promovam uma alteração significativa no negócio, gerando valor para seus clientes. Se enquadram no perfil das empresas que podem ser atendidas pelo Sebraetec, aquelas que visam melhorias como a criação de canais de vendas online (e-commerce), design de ambientes e fachadas, registro de marcas e patentes, uso da eficiência energética, planejamento e controle da produção, inovação em produtos e serviços, design de rótulos e embalagem, melhoria da qualidade e de processos, além da implantação de boas práticas e o gerenciamento de resíduos. Entre os benefícios ofertados pelo Sebraetec está o acesso a fornecedores especializados, através de subsídios nos serviços de consultorias e treinamentos voltados para inovação e tecnologia.

O consultor do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, explica que inovar é fundamental no ambiente corporativo. “Muitas vezes o empresário sabe que precisa fazer algo diferente, mas não sabe ao certo como fazer e quanto custa. O Sebraetec atende a estas demandas e ainda subsidia de 50% a 60% do valor do projeto. É realmente um grande estímulo a inovação”, frisa o consultor.

Para os empreendedores de Paranavaí, o Sebraetec também está à disposição por meio do programa Inova Paranavaí, que incentiva e promove a inovação nas empresas. “Além das consultorias, os empresários também poderão participar de clínicas tecnológicas, espécie de workshops, que serão gratuitos e acontecerão nas mesmas linhas de atuação do Sebraetec”, diz Weliton Perdomo.

Os empreendedores de Loanda, em especial aqueles que atuam no setor da indústria metal mecânica e no comércio, encontram na iniciativa um dos maiores diferenciais de mercado. “O Sebraetec é pensado e desenvolvido de forma com que ele trabalhe para combater a crise e os problemas encontrados. O empresário que participa do programa se diferencia dos demais”, garante o consultor do Sebrae/PR.
O empreendedor Bruno Capristo Watanabe já participou do Sebraetec em duas oportunidades, a primeira durante o programa Selo Alimentos do Paraná e a segunda, e mais recente, quando deu entrada no processo de marca e patentes de alguns produtos de sua indústria de alimentos.

“Participar do Sebraetec foi muito bom, tive acesso a serviços e benefícios que sozinho, como empresário, eu não teria conseguido, além do valor de investimento nas ações, que foi muito menor. Hoje posso dizer que a minha empresa tem um posicionamento de mercado mais assertivo e mais claro para os meus clientes”, garante o empreendedor.

Informações e inscrições – Para participar do Programa, o empresário precisa ter microempresa, empresa de pequeno porte para receber o subsídio de 50%. Para microempreendedores individuais (MEI) e produtores rurais (com CAD/PRO), o subsídio é de 60%. Informações sobre o Sebraetec podem ser acessadas pelo endereço http://sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec/. O escritório do Sebrae/PR em Paranavaí está localizado na Rua Souza Naves, 935 e o telefone de contato é o (44) 3424-5550. Em Loanda, os empreendedores podem se dirigir até o Ponto de Atendimento, que fica localizado na Avenida Paraná, 2872, e o telefone de contato é o (44) 3425-5205. Os atendimentos acontecem em horário comercial.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto