Semana para microempreendedores individuais tem programação intensa no noroeste do Paraná


  

Começa nesta segunda-feira, dia 31, e segue até 4 de abril, mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual, uma realização do Sebrae em todo o País e que no Paraná mobilizará 70 cidades, com aproximadamente 80 pontos de atendimento. No noroeste do Estado, a programação será repleta de atividades, como palestras, oficinas, orientações sobre o processo de formalização e a declaração anual do Simples Nacional.

Os escritórios do Sebrae/PR em Maringá, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão estarão com o atendimento reforçado, para receber os microempreendedores individuais durante todos os dias da Semana. O mesmo acontece nas cidades da região que possuem Salas do Empreendedor e Pontos de Atendimento ao Empreendedor. Informações detalhadas sobre a programação estão disponíveis no site www.sebraepr.com.br/semanamei.

O evento, que já faz parte do calendário de atividades da entidade, comemora em 2014 os cinco anos da figura jurídica do microempreendedor individual, instituída por lei em 2009 para estimular a formalização de empreendedores com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil. Por isso, nesta edição, o foco das ações será voltado à capacitação dos microempreendedores, que precisam de informação para prosperar nos negócios.

No Brasil, são 3,8 milhões microempreendedores individuais, sendo que aproximadamente 200 mil só no Paraná. Em Maringá, por exemplo, são mais de 7 mil microempreendedores individuais, segundo informações da Receita Federal. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Vânia Paula Claus, a expectativa é que ao menos 1 mil empreendedores utilizem os serviços da entidade durante a Semana, somente em Maringá.

“Estamos bem otimistas com a participação dos microempreendedores durante a Semana, feita especialmente para a categoria e com orientações totalmente gratuitas. Os microempreendedores individuais estão em busca de conhecimento, querem melhorar sua gestão empresarial. Para se ter uma ideia, durante os plantões do Sebrae/PR, realizados no início do ano, para orientar os microempreendedores sobre a entrega da declaração anual do Simples Nacional, nosso atendimento recebeu mais de 3 mil pessoas.”

Programação
Para atender o público, o Sebrae/PR vai reforçar capacitações ofertadas aos microempreendedores individuais. Serão disponibilizadas oficinas, com três horas de duração, sobre vendas, controle de caixa, planejamento e empreendedorismo, além de palestras explicativas sobre como criar modelos de negócios.

Em Maringá, os atendimentos acontecerão das 8 horas às 18 horas, no bloco 2 do escritório regional, localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116. Os empreendedores terão à disposição orientações sobre o programa de formalização, sobre a declaração anual e retificações. A palestra “Como se tornar um MEI” acontece na terça-feira, dia 1º de abril, às 14h30, e também na quinta-feira, às 9h30. As oficinas “SEI Controlar Meu Dinheiro”, “SEI Vender” e “SEI Planejar”, para microempreendedores já formalizados, acontecerão na terça, dia 1º, quarta e quinta-feira, respectivamente, sempre às 19h30. Para quem ainda não se formalizou e quer aproveitar a oportunidade, o Sebrae/PR orienta da necessidade de solicitação prévia de laudo junto à Prefeitura.

Os microempreendedores individuais também contarão em Maringá, no escritório do Sebrae/PR, com informações do Serviço Brasileiro de Reposta Técnica (SBRT) que atuará em conjunto com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O SBRT é uma rede formada por instituições de grande reconhecimento nacional e que fornece gratuitamente informações tecnológicas para que o empresário possa melhorar a qualidade do seu produto ou processo produtivo. Durante a Semana, o atendimento será focado nos microempreendedores individuais. “Será uma oportunidade dos empresários conhecerem o que tem sido feito de inovação no seu mercado”, reforça Vânia.

No município de Umuarama, das 8 às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, os consultores receberão os microempreendedores individuais que necessitarem de informações sobre formalização, declaração anual e outras dúvidas. Na segunda-feira, dia 31, às 19h30, acontecerá a oficina “Sei Empreender”. O escritório do Sebrae/PR está localizado na Avenida Brasil, nº 3.404.

Já em Paranavaí, além do serviço de orientações aos microempreendedores individuais, que acontecerão das 8 horas às 18 horas, haverá as oficinas SEI. A primeira oportunidade será a “SEI Vender”, que acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril, às 19 horas. Já a “SEI Controlar Meu Dinheiro” ocorrerá em 3 de abril, também às 19 horas. Os interessados podem procurar a entidade na Rua Souza Naves, nº 935.

Em Campo Mourão, os atendimentos gerais acontecerão das 8 às 12 horas e das 15 às 18 horas. Diariamente, a partir das 14h30, acontecerão orientações coletivas sobre o processo de formalização dos microempreendedores individuais. Três oficinas estão programadas para acontecer às 19 horas: a “Sei Vender” acontecerá na terça-feira, já a “Sei Planejar” na quarta-feira e, por fim, a “Sei Controlar o Meu Dinheiro” será realizada na quinta-feira. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Rua Santa Cruz, nº 1.085.

Microempreendedor
Desde setembro de 2009, quando passou a funcionar o Portal do Empreendedor, meio utilizado pelos empreendedores para regularizarem sua situação, mais de 203 mil paranaenses já se formalizaram. Mais de 400 ocupações se enquadram no perfil de microempreendedor individual. Entre elas, doceira, cabeleireira, manicure, pedreiro, pintor, pipoqueiro, borracheiro, barbeiro, artesão, carpinteiro, encanador, engraxate, jardineiro, jornaleiro e marido de aluguel.

Ao formalizar sua atividade, o microempreendedor individual ganha vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, e a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, salário-maternidade e auxílio-doença.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto