Sebrae/PR realiza capacitação sobre capital de giro


  

O Sebrae/PR realiza em Paranavaí, no noroeste do Paraná, a oficina “Capital de giro – qual a necessidade da sua empresa?”. A capacitação, que acontece no próximo dia 24 de outubro, é voltada para empreendedores e empresários, sejam da indústria, comércio ou serviços, que precisam identificar a quantia de recursos adequada para a dinâmica financeira da atividade.

O objetivo do treinamento, segundo o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, é apresentar quais são os aspectos determinantes da necessidade de capital de giro. “Também vamos orientar sobre como identificar o valor ideal para manter em dia a rotina de investimentos da empresa, e ainda serão sugeridas alternativas para captar os recursos.”

Wendell Gussoni comenta que, em linhas gerais, micro e pequenas empresas têm dificuldades para avaliar a real necessidade de capital de giro, especialmente as iniciantes, que normalmente calculam apenas as contas fixas. “Por esse motivo, decidimos elaborar essa oficina específica para ajudar o participante a entender a importância do capital de giro a fim de incentivar a melhora dos procedimentos financeiros das empresas, viabilizando tomadas de decisões mais assertivas”, explica o consultor do Sebrae/PR.

Altemar Carlos Cristiano é o instrutor da oficina. Economista e mestre em Engenharia da Produção, ele também é especialista em consultoria econômica e financeira, e atua como consultor em gestão financeira e análise de investimento. Altemar Cristiano também acumula experiência como professor universitário nas disciplinas de análise de investimento, administração financeira e capital de giro em cursos de pós-graduação.

Na oficina, o especialista informa que vai definir o que é capital de giro. Ele adianta que o método corresponde a todos os valores que a empresa investe no ativo circulante, como contas a pagar e receber, e investimento em estoques. “Todos esses valores da dinâmica operacional consistem em investimentos, e a empresa precisa de recursos para bancar essa movimentação financeira”, assegura Altemar Cristiano.

Para exemplificar, o economista cita que se há a necessidade de aumentar o estoque para criar condições de crescimento, ou se a empresa concede 60 dias de prazo para receber o pagamento de produtos ou serviços vendidos, é preciso ter uma organização financeira e um cálculo de capital de giro para manter essa dinâmica, sem o risco de o caixa ficar no negativo.

Ainda segundo Altemar Cristiano, o principal benefício de trabalhar o capital de giro com eficácia é, justamente, saber a quantia de recursos necessários para manter os investimentos em dia. Parece óbvio, mas a medida evita a busca por empréstimos ou financiamentos para socorrer despesas não calculadas. “Isso significa evitar gastos desnecessários, especialmente com o pagamento de juros”, explica o especialista.

Com o planejamento do capital de giro, Altemar Cristiano afirma que o empresário passa a ter mais segurança para tomadas de decisões, há a diminuição das despesas extras e, por consequência, melhora os resultados em lucratividade, possibilitando crescimento sustentável.

Inscrições
Interessados em participar da oficina “Capital de giro – qual a necessidade da sua empresa?”, devem efetivar inscrição no Sebrae/PR, que fica na Rua Souza Naves, 935, Jardim São Cristóvão, telefone (44) 3423-2865. A capacitação será das 19 às 23 horas, na sede da entidade. O investimento é de R$ 30.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto