Seminário envolve acadêmicos, pesquisadores e gestores públicos para discutir desafios do desenvolvimento regional



Teve início na manhã desta terça-feira (4/6) o 1º Seminário Sobre Desenvolvimento Regional, no Centro de Conferências da Unespar em Paranavaí. Com o tema “Desafios para o Desenvolvimento em Tempos de Globalização”, o seminário envolve acadêmicos, professores, pesquisadores, gestores públicos e privados com o objetivo de analisar as potencialidades e os limites na elaboração e execução de políticas públicas e privadas voltadas para o desenvolvimento econômico da região Noroeste. O evento é aberto à comunidade e vai até a próxima sexta-feira (7/6).

Veja também: 1º Seminário Sobre Desenvolvimento Regional

“Temos que pensar o desenvolvimento não só para Paranavaí, mas para toda a região. Este seminário veio em um momento especial, em que nossa cidade vive um crescimento a olhos vistos. Temos hoje, por exemplo, um setor de metal mecânica muito forte, com empresas que exportam para mais de 45 países e enviam peças para aeronaves da Embraer e outros países da América Latina. Discutir os avanços, as maneiras de continuar crescendo, mostra o interesse pela consolidação do desenvolvimento do nosso Noroeste”, discursou o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), durante a abertura do evento. O secretário representou o prefeito Rogério Lorenzetti, que estava em Curitiba para acompanhar a votação do projeto de lei 144/2013, de autoria do governador Beto Richa, que define Paranavaí como sede da reitoria da Unespar - Universidade Estadual do Paraná.

Para o gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), a realização de um seminário para discutir os rumos do desenvolvimento regional é de extrema importância para o município. “É sempre bom termos oportunidades de discutir de forma inteligente e dentro do ambiente acadêmico, ações de desenvolvimento sustentável. Nossa cidade está crescendo, com uma economia bastante diversificada que proporciona uma estabilidade importante, e os números mostram isso. Nos últimos cinco anos, aumentamos de 17 mil para 25 mil o número de trabalhadores com registro em carteira no município. Além disso, Paranavaí responde hoje por 16% da produção de suco para exportação em todo o país, 45% da produção de fécula do Brasil e configura como o segundo maior produtor de gado do Paraná. Consolidar este crescimento com ações de sustentabilidade e qualidade de vida, é mostrar que estamos caminhando no rumo certo”, apontou Kaká.

“O desenvolvimento precisa estar a serviço da sociedade. Este seminário é uma atividade que não tem característica de um curso apenas, mas de um grupo interdisciplinar de pesquisa que está trabalhando temáticas que dialoguem com a sociedade, que se debruçam em analisar a realidade da região e se movem para caminhar e construir juntos uma nova realidade”, avaliou o Professor Doutor Renan Araújo, que coordena o evento.

Sede da Unespar – “Estarmos aqui, discutindo o desenvolvimento da nossa região em um momento como este, onde lideranças e acadêmicos estão em Curitiba reivindicando a sede da Unespar para Paranavaí, é realmente muito oportuno. O desenvolvimento regional também envolve os avanços no ensino universitário. Enquanto comunidade acadêmica queremos dar nossa contribuição pra o crescimento do Noroeste, queremos participar da transformação regional. E por isso estamos aqui durante esta semana, para unir forças, ideias, iniciativas”, frisou a diretora da Fafipa/Unespar, Luzia Bana.

O 1º Seminário Sobre Desenvolvimento Regional é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa – CNPq – “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional” da Unespar/Campus Paranavaí Dentre as atividades programadas para os quatro dias do evento estão sessões de comunicação, mesas redondas e minicursos com a participação de professores de outras universidades como UNESP, USP, UNIOESTE, UEM E UEL que abordarão assuntos direcionados a temática central.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto