Seminário vai discutir Plano Integrado de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte

Rhema Educacao


O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e o Sistema Faep, realizam na próxima sexta-feira, dia 18/9, o Seminário Regional Pecuária Moderna, que vai apresentar o Plano Integrado de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte no Paraná. O evento acontece no Centro de Eventos do Campus da Unespar Paranavaí, com início às 9h.

Além da apresentação da iniciativa, também estão previstos debates, esclarecimentos, a composição do Comitê Regional e uma visita técnica ao IAPAR para conhecimento dos programas de Irrigação de Pastagens e Irrigação Lavoura Pecuária. O Seminário é aberto à participação dos interessados.

O evento conta ainda com a parceria da Fomento Paraná, FundepecPR, Adapar, BRDE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Emater, Iapar, Sistema Ocepar, Fetaep, Sociedades Rurais, Associações de raças, Universidades Paranaenses e Prefeitura de Paranavaí.

Dia de Campo – A Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte também vão participar do Dia de Campo na quinta-feira, dia 17. A reunião da Comissão será realizada nos municípios de Loanda, Nova Londrina, Diamante do Norte e Paranavaí durante o Rally da Carne, que consiste em visitas a diversas propriedades bovinocultoras da região. O objetivo da visita é apresentar os resultados obtidos em diferentes sistemas produtivos conduzidos na região do arenito Caiuá.

Em cada propriedade serão apresentadas as características organizacionais e de manejo alimentar e reprodutivo pelos pecuaristas, juntamente com técnicos da Emater que realizam a assistência técnica local.

A primeira visita será na Fazenda Coração (Loanda), onde são produzidos animais precoces em sistema intensivo. Lá, são conduzidas atividades de cria, recria e engorda de animais a pasto, com suplementação concentrada durante os estágios finais de produção.

Em seguida, será a vez da Fazenda Santa Luzia (Nova Londrina), que produz animais super precoces em ciclo completo. A engorda é feita em confinamento, com grão inteiro, e/ou a pasto, com suplementação concentrada.

O almoço será na Fazenda Santa Lídia (Diamante do Norte). Logo após serão percorridas as áreas de pastagens consorciadas com cultivos florestais, proporcionando maior conforto térmico e bem estar aos animais em recria e engorda nos sistemas silvipastoris.

A última propriedade a ser visitada, a Fazenda Santa Rita (Paranavaí), trabalha com sistema silvipastoril, realizando a terminação dos animais em confinamento.
Mais informações sobre o Dia de Campo podem ser obtidas na Faep com a Alessandra, através do telefone (41) 2169-7923 ou no e-mail alessandra.favaro@faep.com.br

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto