Seminários itinerantes de crédito percorrem o noroeste do PR

Rhema Educacao


Orientar empresários de micro e pequenas empresas sobre produtos e serviços ofertados por instituições financeiras. Esse é o principal objetivo dos Seminários Regionais de Crédito, uma iniciativa do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em parceria com instituições financeiras e associações empresariais, que percorrerão nove municípios da região noroeste do Paraná nos meses de outubro e novembro.

Paranavaí é a primeira cidade da região noroeste a receber o evento, no próximo dia 18 de outubro. Na sequência, os Seminários Regionais passam por Loanda, Maringá, Cianorte, Umuarama, Altônia, Nova Esperança, Astorga e Campo Mourão. No Paraná, esse é o segundo ano consecutivo da iniciativa, que deve percorrer em média 20 municípios do Estado no decorrer de 2011. Em todos os municípios, as inscrições são gratuitas e a programação começa a partir das 19 horas.

Os Seminários Regionais dividem-se em dois momentos. Primeiramente, está programada a apresentação de produtos e de serviços financeiros destinados às micro e pequenas empresas. Em seguida, também está prevista uma rodada de negócios sobre crédito, ou seja, um encontro no qual os empreendedores e empresários agendam um atendimento individualizado com instituições bancárias.

Para o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, a vantagem dos Seminários Regionais é que empreendedores têm à sua disposição diversas instituições reunidas em um único local, o que permite conhecer linhas de crédito que atendam melhor suas demandas, como recursos para investimento ou capital de giro. “É uma grande oportunidade para obter informações precisas que ajudam a planejar investimentos”, afirma.

Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, conta que os Seminários Regionais de Crédito e as Rodadas de Negócios sobre Crédito tiveram resultados positivos, em 2010. “Os gestores precisam de informações para tomarem suas decisões. Assim, os Seminários Regionais foram idealizados para ampliar o conhecimento de empresários de micro e pequenas empresas sobre produtos, serviços e linhas de crédito ofertadas pelas instituições financeiras convidadas e gerar oportunidades de negócios”, explica Locatelli.

No ano passado, os eventos beneficiaram quase 2 mil pessoas no Estado. Foram realizados em 14 municípios paranaenses, mobilizando 62 profissionais ligados ao Sebrae/PR e 253 profissionais de instituições financeiras. Os Seminários Regionais contaram com a participação de 13 instituições financeiras e 21 cooperativas de crédito singulares. Mais de 450 atendimentos individuais foram realizados.

O coordenador estadual do Sebrae/PR ainda observa que, atualmente, os empresários já estabelecidos ou em início de negócio e também os empreendedores individuais, recém-formalizados, encontram boas alternativas de financiamento em diversas instituições. “As linhas de crédito estão disponíveis em valores que vão de R$ 300, como o microcrédito, até R$ 1 milhão, operações que podem ser realizadas pelo cartão BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, sinaliza.

Paranavaí e Loanda
Em Paranavaí, o Seminário Regional de Crédito será realizado no dia 18 de outubro, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), que fica na Rua Pernambuco, 766. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (44) 3421-5400, com Josilaine ou Natália. Já em Loanda, o evento acontece no dia 19 de outubro, na Associação Comercial e Industrial de Loanda (ACIL), situada na Avenida São Paulo, 923. Inscrições pelo telefone (44) 3425-1770.

Em Paranavaí, os parceiros locais são a ACIAP e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Noroeste do Paraná (CACINPAR).

Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, que coordena a ação nos dois municípios, o crédito é a maior demanda de micro e pequenas empresas. “Muitas vezes, o empresário tem dificuldade de encontrar informações sobre crédito. Ao reunir instituições financeiras que oferecem produtos e serviços diferenciados para a categoria, o evento viabiliza o acesso e a escolha das opções mais adequadas”, ressalta.

Apoio
O Seminário e Rodada de Negócios sobre Crédito são apoiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Bradesco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Noroeste Garantias.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto