Técnicas para plantio de Coco


  

O jornalista Parreiras Rodrigues, coordenador de Comunicação Social e de Projetos Especiais do gabinete do deputado Luiz Accorsi, está tratando da realização de seminário em Paranavaí para difusão de orientações técnicas para o plantio do coco. O evento deverá acontecer na última semana de novembro.

“Dados do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o Deral/Seab, dão conta de que o nosso Noroeste já produz mais de um milhão de frutos/ano. São números obtidos por levantamento do ICMS, o que leva a crer que a produção é cerca de quatro ou cinco vezes mais. Por outro lado, sabemos que a área de cultivo e a produtividade das lavouras já assentadas poderiam aumentar muito mais, se os agricultores dispusessem de orientação técnica. Daí, o nosso interesse em promover a vinda de pesquisadores do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Tabuleiros Costeiros da Embrapa de Sergipe, o Cpatc/Embrapa/SE, para ministrar as técnicas do cultivo do coco”, explicou Accorsi.

Segundo o deputado, os pesquisadores convidados são os maiores conhecedores das técnicas da cocoicultura e repassarão conhecimentos que vão desde a escolha do terreno até a prática da colheita, passando pelo espaçamento, feitura e enchimento de cova, adubação, assentamento da muda, tratos culturais, irrigação, controle de pragas e doenças e outras noções necessárias ao sucesso da empreitada.

Por sua vez, Parreiras já entrou em contato com empresa paranavaiense para assumir a organização do evento que poderá receber o patrocínio da Fundação Araucária da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Deverão ser convidados como parceiros da promoção, a Amunpar, a prefeitura de Paranavaí, a Seab e vinculadas, cooperativas da região, empresas comerciais do ramo agropecuário.

“O público alvo serão agrônomos e técnicos dos escritórios da Emater localizados na área apta para o plantio do coco mapeada pelo Zoneamento Agrícola do Iapar, mais agricultores, estudantes do agronegócio e do Colégio Agrícola de Diamante do Norte que monitoram a Unidade de Pesquisa do Coco ‘Jornalista Jota Oliveira’, no Campus da UEM”, adiantou Parreiras.

O evento deverá acontecer na última semana de novembro e estão sendo sugeridos o Cine Teatro Ouro Branco, a Fafipa para sediá-lo. Da programação, deverão constar Dia de Campo, Mostra de Artesanato e de Produtos Derivados do Coco e eleição da nova diretoria da Asparcoco.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social e de Projetos Especiais do gabinete do Dep. Luiz Accorsi






Design by Gustavo Picoloto