Show no Teatro Municipal festejou os 100 anos da imigração japonesa



Um show de dança, música e tradição. Assim Paranavaí festejou os 100 anos da imigração japonesa ao Brasil.

Um pouco da cultura daquele país desfilou em cerca de uma hora e meia de show que prendeu a atenção do público. Centenas de convidados superlotaram o Teatro Doutor Altino Afonso Costa. Na abertura, o prefeito Mauricio Yamakawa fez uma homenagem aos seus antepassados, festejando o Brasil por seu “maravilhoso encontro de culturas”. Neste contexto, destacou, o povo japonês contribui de forma decisiva com os seus costumes, seu trabalho e a beleza da sua arte.

Presidente da SPDC – Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura – Venâncio Kotsubo aprovou o evento de sábado a aproveitou para agradecer. Ele lembrou que as pessoas gostaram das apresentações. Também o local foi muito apropriado, já que o teatro é equipado com todos os recursos necessários para esse tipo de evento. “O cenário é perfeito”, reiterou. O Teatro Doutor Altino é um dos mais modernos do interior do Paraná.

A comemoração e a representatividade - Sobre os 100 anos da imigração, Kotsubo se mostrou feliz. Destacou que os descendentes gozam de boa reputação na comunidade, fruto da postura e do trabalho iniciado com os antepassados. Hoje os descendentes de japoneses se destacam em suas empresas e na comunidade. Tanto que atualmente conta com o prefeito da cidade e um deputado estadual. “Essa representatividade é a prova de que a colônia é muito bem aceita”, resumiu.

A integração com as outras culturas que formam a nossa identidade foi outro tema abordado pelo presidente. A culinária, os esportes e os eventos da SPDC são prestigiados por pessoas de todas as etnias que convivem na cidade. Concluindo, Kotsubo disse que os 100 anos da imigração têm um significado especial, já que as comemorações reforçam a importância da colônia para o crescimento do Brasil.

Influências japonesas na cidade - Inserção na cultura brasileira em várias áreas do conhecimento. Esse o destaque da professora Marilene Mieko Yamamoto Pires, vice-diretora da Fafipa – Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí. Doutora em ciências ambientais, Marilene aponta a culinária para constatar na prática a interação. Como lembra, a tradicional Feira da Lua (na Praça dos Pioneiros) tem o Sukiaki como um dos principais atrativos do cardápio. Na feira livre também o Sushi faz muito sucesso, sem falar no grande número de comidas japonesas disponível nos supermercados.

A professora dá outros exemplos. No vestuário, as populares sandálias tipo hawaianas têm inspiração no Zori, uma sandália japonesa da antiguidade e que até hoje se usa no Japão. Na arte, a Ikebana (arranjos florais) serve para decorar ambientes e festas, inclusive algumas tipicamente brasileiras. O karaokê, muito difundido através do videokê, é outra influência cultural japonesa elencada pela professora.

Extenso programa de atrações – A festa que marcou a comemoração dos 100 anos da imigração, promovida pela Prefeitura em parceria com a SPDC, teve um vasto programa.

Confira as atrações:

Dança Típica com grupo de jovens – atração: Jongara wakare uta;
Dança Típica com Grupo de Senhoras de Danças Tradicionais Japonesas da SPDC – atração: Umi o watatte hyakushuunem;
Dança Típica Clássica com Mie Ito – atração: Hana fubuki;
Canto Karaokê com Regiane Koba – atração – Kiyari koi uta;
Dança Típica com grupo Muguem Yossakoi Sooram – atração: Ryuudyuu no matsuri;
Canto Karaokê com Sonia Beatriz Fukushima – atração: Hoshiroza no Tango;
Dança Típica Clássica com Terezinha Ito e Mariko Sakamoto – atração: Assacussa Rhapsody;
Canto Karaokê com Mitsuko Ikeda – atração: Aru hatobano monogatari;
Taiko com Grupo Kotobuki Taiko – atração: Yossakoi matsuri uta;
Canto Karaokê com Tadashi Kadowaki – atração: sanga;
Dança Típica com Grupo de Senhoras de Danças Tradicionais Japonesas da SPDC – atração: Adesugata onna no hanafubuki;
Taiko com Grupo Kotobuki Taiko – atrações: Burajiru taiko bayashi;
Irodori e Kizuná (músicas feitas especialmente para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa);
Canto coral com corais Viva Voz e da Unipar – atrações: Furussato, Itsudemo Yume o e Aquarela do Brasil.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto