Cia. Stavis-Damaceno completa 15 anos de atuação com espetáculo em Paranavaí



A Companhia Stavis-Damaceno está completando 15 anos de atividades ininterruptas de investigação da cena teatral, produção e difusão, além de trabalhar com processos pedagógicos em teatro. Para celebrar esta conquista, a companhia desembarca pela primeira vez em Paranavaí e outras cidades do interior do Paraná.

Serão 45 apresentações gratuitas dos trabalhos: Árvores Abatidas ou Para Luis Melo (indicada aos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil), Artista de Fuga e Psicose 4h48. Além das apresentações, acontecem gratuitamente oficinas de teatro e de formação de plateia, debates e apresentações didáticas.

A primeira peça a circular por sete cidades, incluindo Paranavaí, é Psicose 4h48, último texto da inglesa Sarah Kane que discorre sobre depressão psicótica e sobre o que acontece à mente de uma pessoa quando desaparecem por completo as barreiras que distinguem a realidade das diversas formas de imaginação. A montagem estreou em 2004 em Curitiba e rendeu a Rosana Stavis o Troféu Gralha Azul de melhor atriz do ano. Fundada em 2003 pelo diretor e dramaturgo Marcos Damaceno e pela atriz Rosana Stavis (frequentemente apontada pelos críticos como uma das maiores atrizes do país), a companhia acumula em seu repertório espetáculos com alta relevância no cenário teatral brasileiro. Neste ano, Marcos Damaceno recebeu o Prêmio Shell pela dramaturgia de Homem Ao Vento, trabalho mais recente da companhia. Neste ano ainda, realizou com grande êxito a Mostra Stavis-Damaceno no Festival de Teatro de Curitiba, como parte das comemorações.

O espetáculo acontece nos dias 10 (às 20h) e 11 de maio (às 16h e 20h), na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, que fica na Rua Miljutin Cogej, 116. A entrada é gratuita.

Espetáculo Psicose 4h48, em Paranavaí
Espetáculo Psicose 4h48

Oficinas
- TEATRO – PARA PROFESSORES E EDUCADORES
Casa de Cultura, 10 de maio, sexta-feira, das 17h às 19h30.
As oficinas teóricas de formação de plateia são destinadas a professores da rede de ensino visando oferecer oficina de aperfeiçoamento em teatro. Será voltada a: leitura (ou exibição de vídeos) e apreciação crítica de trechos de importantes textos da dramaturgia brasileira contemporânea, de distintas correntes estéticas; discussão das novas poéticas que se apresentam no século XXI e os desafios que estas colocam à encenação e à própria compreensão do ser humano.

Ministrantes: Marcos Damaceno e Rosana Stavis – Curitiba/PR
Inscrições para a Oficina: pessoalmente na Fundação Cultural ou pelos telefones 3902- 1128 ou 99124-1226.

- OFICINA DE TEATRO [PARA ARTISTAS, GRUPOS DE TEATRO, ATORES]
Casa de Cultura, 11 de maio, sábado, das 9h às 12h e das 13 às 15h. Destinadas aos grupos de teatro profissionais e/ou amadores das cidades, objetivando o compartilhamento de conhecimento através de aulas teóricas e práticas. Serão discutidas questões inerentes ao teatro contemporâneo; o processo de criação da Marcos Damaceno Companhia de Teatro e transmitidas às técnicas e treinamentos desenvolvidos pelos atores da Cia em trabalhos com textos contemporâneos.
Ministrantes: Marcos Damaceno e Rosana Stavis – Curitiba/PR
Inscrições para a Oficina: pessoalmente na Fundação Cultural ou pelos telefones 3902- 1128 ou 99124-1226.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto