Aneel multa Furnas em R$ 53,7 milhões por blecaute no ano passado


  

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a estatal Furnas em R$ 53,7 milhões pelo blecaute que deixou 18 estados sem luz no ano passado.

Veja também:
Apagão pode ter sido causado por fenômeno atmosférico
Governo afirma que curto-circuito provocou blecaute

Em seu relatório, a agência entendeu que a terceira linha de transmissão que caiu no dia 10 de novembro teve problemas por falta de manutenção. Essa linha deveria ter funcionado como um sistema de segurança, evitando que o blecaute se estendesse além da Região Sul do país.

Por meio de sua assessoria, Furnas disse que pretende recorrer da multa por considerar que o problema não foi causado por falhas em seus equipamentos.

Na época do blecaute, as autoridades das área, entre elas o Operador Nacional do Sistema Elétrico, identificaram que o excesso de chuva prejudicou o isolamento de uma linha de transmissão, causando curto-circuito.

Agora, o relatório da Aneel indica que foram encontrados sinais de ferrugem nesses isoladores, além de outros equipamentos. Outras duas linhas caíram na sequencia, provocando um blecaute que durou cerca de três horas.

Fonte: Agência Brasil






Design by Gustavo Picoloto