Com tema "Fraternidade e defesa da vida", começa hoje a Campanha da Fraternidade


  

Este ano a Igreja Católica elegeu a vida como assunto da Campanha da Fraternidade, que começa nesta Quarta-Feira de Cinzas. O tema é Fraternidade e defesa da vida, e o lema, Escolhe, pois, a vida.

No Brasil, a Campanha da Fraternidade, a cada ano, nos dá elementos para uma vivência mais encarnada da Quaresma. Esse ano, com o tema: Fraternidade e defesa da vida, e o lema: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19), ela se constitui num grande clamor e preocupação com a vida humana: ferida, banalizada e ameaçada pelo aborto, eutanásia e outras formas de manipulação que contrariam a vontade de Deus, seu criador.

Falar da vida humana é falar da pessoa em sua totalidade, com o desejo de ser feliz e desfrutar da dignidade que lhe é própria. Lamentavelmente, em nossa sociedade consumista muitos contra valores estão contribuindo para o aniquilamento das pessoas: individualismo, utilitarismo, relativismo, imediatismo, hedonismo.

Tudo parece ser reduzido ao trinômio: produzir, acumular e consumir para uma felicidade hoje, agora, sem a dimensão do Transcendente. Quem é perfeito, capaz de produzir e adequar-se aos referidos padrões, é bem-vindo. Quem não preenche tais condições, vai sobrar e pode ser eliminado ainda no ventre materno em nome de uma ética utilitarista.

A iluminação para esta e outras tantas situações complexas que envolvem a vida encontra-se na Sagrada Escritura. A vida é dom de Deus, é sempre um bem. O homem só se compreenderá e será feliz em referência ao seu criador, na comunhão com Ele, pelo amor. Ele é o caminho para a felicidade. Escolhê-Lo é ter a vida.

A Quaresma e a Campanha da Fraternidade abram nossas mentes e nossos corações para a solidariedade, sensibilizando-nos junto àqueles cuja vida está sendo negada: sem trabalho, sem saúde, sem moradia, sem esperança. Eles estão próximos de nós. Façamos da causa deles, a nossa causa.

A Campanha da Fraternidade segue até o final do ano, mas acontece com mais intensidade durante a quaresma.

Fonte: Portal Maria Mãe de Igreja






Design by Gustavo Picoloto